Médicos, atletas, artistas e amigos reunidos ao longo de mais de 50 anos de carreira compareceram, nesta segunda-feira (15), à noite de autógrafos realizada na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon. Representantes de diversas iniciativas apoiadas por Jaber, tanto no esporte como nas artes, estiveram presentes.
Mais de 20 alunos e professores do Instituto Desportivo e Cultural Haroldo Britto, instituição que oferece aulas gratuitas de judô em comunidades do Rio de Janeiro, chegaram cedo ao evento. A ação, que atende crianças e adolescentes na Rocinha, no Vidigal e na Chácara do Céu, é apoiada por Jaber e será beneficiada com a verba arrecadada com a venda do livro. O cineasta Cavi Borges, a bailarina e atriz Patricia Niedermeier, o chefe de gabinete da Casa Civil do Estado, Marco Simões, o economista e empresário Luiz Chrysostomo, o médico Sergio Telles e o treinador de basquete Antonio Carlos Barbosa foram outras entre mais de 200 pessoas que compareceram ao lançamento em busca de um abraço de Jaber e de um autógrafo.
“Com esse dinheiro, vamos modernizar nossas instalações, comprar tatames e quimonos para nossos alunos. O Jorge é um irmão e uma inspiração para todos nós – afirmou Fernando Britto, fundador em 1997 do Instituto Haroldo Britto, que leva o nome de seu pai.”
Em “Saúde Mental em Pauta”, Jaber reúne artigos de sua autoria publicados ao longo dos últimos anos pela imprensa. O compilado traz capítulos curtos que encerram em si temas frequentemente vistos em consultórios e clínicas psiquiátricas, mas sobre os quais não se costuma falar abertamente no dia a dia. Nesta publicação, eles não apenas são debatidos, como também traduzidos do vocabulário médico para uma linguagem simples e acessível ao público em geral. Seus textos abordam questões como o aumento dos casos de suicídio, os impactos da Covid-19 na saúde mental, o combate ao álcool e às drogas e reflexões sobre crimes que abalaram a opinião pública.
Meu objetivo com esse trabalho foi promover a reflexão sobre as crises que afetam, de maneira geral, toda a sociedade. Quero ajudar na luta pela derrubada dos preconceitos que ainda cercam a saúde mental – afirma o psiquiatra.
Fotos: @enymiranda