Revista Poder

‘Cowbot’: JBS lança ferramenta que amplia monitoramento socioambiental na cadeia da pecuária

Consulta pelo aplicativo WhatsApp é mais um canal de atendimento prático para produtores de todo o Brasil que buscam a conformidade socioambiental de seus fornecedores.

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, agora conta com o apoio de uma nova plataforma para consultas gratuitas sobre a situação socioambiental da cadeia de fornecimento dos pecuaristas. Batizada de ‘Cowbot’, a ferramenta poderá ser usada por pecuaristas que fornecem ou não à JBS como uma consulta anterior à negociação, contribuindo com a rastreabilidade da cadeia de fornecimento de terceiros.

Por meio de um chat que interage com os interessados, a companhia oferece gratuitamente as mesmas informações utilizadas para rastrear a sua cadeia de fornecimento. Para isso, basta que o usuário compartilhe com o bot os dados de geolocalização ou número de CAR da propriedade com a qual está negociando.

Em alguns minutos, a ferramenta é capaz de informar se aquela propriedade está ou não em conformidade com critérios socioambientais, como não estar localizada em áreas de desmatamento, terras indígenas ou quilombolas, ou unidades de conservação ambiental. A propriedade também não pode possuir embargos ambientais. A ferramenta pode ser utilizada para verificação de conformidade de qualquer propriedade rural, incluindo compras de grãos e outras commodities de origem agrícola. Para utilizar o serviço, é necessário um cadastro prévio.

Desde o início das operações, no começo do ano, o Cowbot somou mais de 2,6 mil acessos. Até o mês de maio foram registradas 533 solicitações de análises por mês, uma média de 124 por semana e de 21 por dia. “A ferramenta foi desenvolvida para que nossos fornecedores façam uma consulta muito rápida e sem dificuldade. É mais uma ação de nossa estratégia de transparência e um convite para que o fornecedor direto faça o monitoramento da própria cadeia de fornecimento”, explica Fábio Dias, diretor de Pecuária da Friboi e líder de Agricultura Regenerativa da JBS Brasil.

O objetivo da companhia é facilitar a rastreabilidade da cadeia de commodities em todo o território nacional, da mesma forma que a plataforma Pecuária Transparente. “E o mais importante: o pecuarista pode fazer tudo isso em apenas três minutos antes de comprar um gado”, observa o executivo.

Cowbot_ Foto: Divulgação JBS

Pecuária Transparente

A Plataforma Pecuária Transparente é uma iniciativa da JBS pioneira no setor e, dentro de uma plataforma online e gratuita, com utilização de tecnologia blockchain, permite que todas as transações de fornecedores de gado sejam registradas, aumentando a transparência na cadeia produtiva de bovinos em todo o território nacional. “A ação contribui para a evolução da pecuária nacional e reforça a sustentabilidade de cada uma das operações envolvidas, com total garantia de segurança, integridade e confidencialidade dos dados”, esclarece Dias.

Sobre a JBS

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 155 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

Sair da versão mobile