A Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI), renomada instituição cultural com mais de um século de história (desde 1910), sediada em Brasília/DF, celebrou a trajetória de Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favelas – Bloco de Líderes e Empreendedores Sociais de Impacto Social das Favelas – com a concessão do “Colar do Mérito Acadêmico”, em cerimônia realizada na sexta-feira (05) no Museu Nacional da República, em Brasília.
A outorga do “Colar do Mérito Acadêmico” representa uma tradição centenária da ABRASCI, destinada a reconhecer personalidades que se destacam significativamente por suas contribuições notáveis para o progresso do Brasil, tanto em termos culturais quanto sociais, solidificando o compromisso da ABRASCI com a valorização moral e intelectual dos indivíduos e o fortalecimento dos ideais que promovem o desenvolvimento nacional.
A decisão de integrar Gilson Rodrigues ao Corpo Acadêmico da ABRASCI, ocupando a cadeira de número 74 do Colegiado de Ciências Humanas, cujo patrono é o renomado cientista e geógrafo Prof. Milton Almeida dos Santos, foi aclamada pelo seu compromisso com os ideais cívicos e sociais que são fundamentais para a academia, bem como seu papel vital no avanço das questões sociais e na promoção da igualdade de oportunidades nas favelas brasileiras.
“Receber o Colar do Mérito Acadêmico da ABRASCI é uma honra imensa e um reconhecimento que carrego com muita gratidão e responsabilidade. Esta homenagem simboliza não apenas uma conquista pessoal, mas a valorização de todos os esforços coletivos da nossa comunidade G10 Favelas. É uma prova de que, juntos, somos capazes de transformar realidades e construir um futuro melhor para todos”, finaliza emocionado Gilson Rodrigues.
Na solenidade de posse, o presidente do G10 Favelas foi agraciado com o tradicional “Fardão de Acadêmico”, símbolo da sua admissão no seleto grupo de imortais da ABRASCI.