Revista Poder

Futebol: seleção feminina entra em reta final de preparação para Paris

Time treina em Teresópolis (RJ) até quarta, quando embarca para a França

Foto Divulgação CBF

As 18 jogadoras convocadas pelo técnico Arthur Elias estão reunidas no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Granja Comary, em Teresópolis (RJ), em preparação para a estreia nos Jogos Olímpicos de Paris. Além do grupo que vai disputar a Olimpíada, Arthur Elias chamou quatro suplentes, que poderão substituir atletas em casos de lesões, e outras oito jogadoras que vão vivenciar o período de concentração e auxiliar a comissão técnica nos treinos.

O grupo finaliza o treinamento na próxima quarta-feira (17), data em que embarca para Bordeaux, cidade francesa que será a base da seleção durante os Jogos.

A apresentação das atletas na Granja Comary começou no último dia 4 e o grupo ficou completo seis dias depois com a chegada das jogadoras que atuam nos Estados Unidos, incluindo a rainha Marta, que disputará a sexta Olimpíada da carreira.

Em entrevista à CBF TV, Marta disse que a alegria de vestir a camisa da seleção é sempre a mesma. A primeira vez que representou o Brasil em Jogos Olímpicos foi em 2004, na edição de Atenas.

“Na minha primeira [Olimpíada], eu tinha 18 anos e tudo era novo pra mim. Eu estava descobrindo sobre o futebol feminino brasileiro. Eu já atuava na Suécia, mas tinha pouca oportunidade de estar na seleção, que jogava menos naquela época, os amistosos eram em menor número. Hoje, a bagagem é um pouco maior, com muito mais experiência, e isso faz com que a gente saiba da responsabilidade, mas com tranquilidade”, pontuou a jogadora, premiada seis vezes como melhor do mundo.

O Brasil está no Grupo C do futebol feminino da Olimpíada, ao lado de Nigéria, Japão e da atual campeã mundial, Espanha. A seleção estreia no dia 25 de julho contra a Nigéria, no Estádio de Bordeaux. Três dias depois, o país enfrenta o Japão no Parque dos Príncipes e, no dia 31 de julho, encara a Espanha, encerrando a fase de grupos, novamente no Estádio de Bordeaux.

A atacante Gabi Portilho vive a expectativa de disputar a primeira Olimpíada na carreira. “Minha ficha não caiu ainda, acho que só vai cair quando chegar lá”, disse a jogadora, que já trabalhou sob o comando de Arthur Elias quando ele treinava o time feminino do Corinthians.

A equipe convocada pelo técnico Arthur Elias mescla veteranas como Marta, Adriana e Tamires com atletas que representam a renovação da seleção, como Jheniffer, Tarciane e Gabi Portilho. Estreante em Olimpíadas, Gabi Portilho, atacante do Corinthians, conhece o trabalho de Elias, com quem já trabalhou no time feminino do Timão. Ele comandou as Brabas – apelido da equipe – até 2023 e possui uma trajetória vitoriosa.

“Estou muito feliz. Minha ficha não caiu ainda, acho que só vai cair quando chegar lá. A gente está super bem. É um grupo forte. Independente de quantas atacantes tivermos, a gente é uma só. Isso faz a diferença lá, todo mundo trabalhando junto, se dedicando. Acho que a gente vai surpreender”, afirmou Portilho.

 

Fonte: Agência Brasil

Sair da versão mobile