Um planeta com características curiosas foi descoberto por cientistas da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos. Eles usaram dados do Telescópio Espacial James Webb para analisar o exoplaneta HD 189733 b, um gasoso com dimensões semelhantes à Júpiter.
Eles descobriram que a atmosfera deste planeta possuiria traços de sulfeto de hidrogênio, que também seria uma molécula responsável pelo cheiro dos ovos podres e dos gases que as flatulências dos seres humanos liberam.
Além disso, o planeta também teria temperaturas escaldantes de quase 1.000ºC e uma chuva de vidro. Isso por conta da proximidade com o seu sol e por sua formação ser feita, basicamente, por gases. Ele também possuiria ventos de mais de 8.000 km por hora.
“Portanto, se o seu nariz pudesse operar a 1.000°C a atmosfera cheiraria a ovos podres”, destacou o Dr. Guangwei Fu, astrofísico da Johns Hopkins que comandou a pesquisa. Ele esteve 13 vezes mais próximo de sua estrela do que Mercúrio estaria do Sol. Além disso, ele levaria dois dias terrestres para completar uma órbita.
O que os cientistas procuram
De acordo com o G1, essa foi uma das primeiras detecções de sulfeto de hidrogênio em um exoplaneta. No caso, mesmo que a presença deste gás indicasse a possibilidade de planetas distantes abrigarem organismos alienígenas, os pesquisadores não procuraram vida no planeta. Isso porque ele se mostrou um gigante gasoso, como Júpiter, e extremamente quente.
“Não estamos procurando vida nesse planeta porque ele é muito quente. Mas encontrar sulfeto de hidrogênio é um trampolim para encontrar essa molécula em outros planetas e entender melhor como os diferentes tipos de planetas se formam”, revelou Fu.