Revista Poder

Doença de Crohn: conheça a condição do ex-Menudo que morreu aos 48 anos

Por ser uma doença autoimune, a doença de Crohn pode igualmente provocar reações em outras áreas do corpo

Doença de Crohn: conheça a condição do ex-Menudo que morreu aos 48 anos

Adrián Olivares, ex-membro do grupo porto-riquenho Menudo - Foto: Instagram @cringe.pop

Adrián Olivares, ex-membro do grupo porto-riquenho Menudo, faleceu na última segunda-feira (8). O artista morreu aos 48 anos, devido a complicações causadas pela doença de Crohn, condição essa que atinge o intestino.

O que é a Doença de Crohn?

A doença de Crohn é uma DII (doença inflamatória intestinal) que provoca inflamação em várias partes do trato digestivo, desde a boca até o ânus, com maior incidência no intestino delgado e no intestino grosso.

A condição não possui causa específica, mas está associada a fatores como genética. Além de hábitos alimentares, uso de medicações e tabagismo. É uma doença autoimune, o que significa que resulta de um ataque do próprio sistema imunológico contra o corpo do indivíduo.

Entre os sintomas da doença de Crohn estão: dores abdominais, cólicas, diarreia crônica, diminuição do apetite, sangue nas fezes e perda de peso. Geralmente, as pessoas levam anos para perceber e irem ao médico receber o diagnóstico.

Segundo Vivabem, a doença é crônica. Embora ainda não exista cura, há tratamentos eficazes que envolvem medicação, mudanças na alimentação e, em alguns casos, cirurgia. Além de aliviar os sintomas, os objetivos do tratamento incluem a redução da atividade inflamatória melhorando a qualidade de vida.

Devido à natureza autoimune da doença, ela pode desencadear reações em outras partes do organismo. Um estudo liderado pelo Gediib (Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil), que acompanhou 1.179 pessoas com DII entre 2020 e 2022, revelou que cerca de 21% delas apresentaram manifestações extraintestinais. Em suma, áreas do corpo que podem ser afetadas incluem pele, articulações, olhos, ossos e boca.

Sair da versão mobile