Produtoras rurais que administram granjas integradas da Seara formam a primeira turma de mulheres capacitadas pela JBS em gestão – e já observam aumento no faturamento e produtividade de suas propriedades agrícolas. Elas integram o programa Mulheres SuperAgro, que oferece suporte e ferramentas para alavancar o empreendedorismo feminino no agronegócio. O programa oferece capacitação em administração de propriedades rurais, com módulos que vão da gestão de pessoas, gestão financeira, temas jurídicos e tributários, além de práticas de produção sustentáveis e bem-estar animal.
Levantamento conduzido em 2023, pela Seara, aponta que 41% das propriedades integradas ao negócio são gerenciadas por mulheres. É o caso de Ivinice Schneider, avicultora proprietária de uma granja localizada em Tupandi (RS) e participante da primeira edição do programa, encerrada em maio. Ela conta que a experiência resultou em um aumento de 7% em seu faturamento, além de ter contribuído para melhorar ainda mais a qualidade dos produtos. “Os resultados positivos só tendem a melhorar dia após dia, o que mostra que estou no caminho certo”, afirma. “O Mulheres SuperAgro contribuiu muito para o meu crescimento profissional e pessoal, pois ajudou a me enxergar e valorizar como mulher à frente do meu negócio, com trocas de experiências entre todas nós”, complementa.
Rosane Bertolin, que também participou da primeira edição e é responsável por uma granja localizada em Passo Fundo (RS), afirma que a experiência a ajudou a dominar estratégias de gestão. “O Mulheres SuperAgro fez toda a diferença na minha vida, pois aprendi a direcionar e delegar as tarefas para a minha equipe e, com isso, ganhei mais tempo para me dedicar a outras questões importantes na administração”, afirma a empreendedora.
Para Pauline Bellaver, especialista de Sustentabilidade da Seara, o programa representa mais um passo importante da Companhia para o setor, capacitando as empreendedoras do segmento para que alavanquem suas carreiras. “Ao juntarmos as experiências de tantas mulheres incríveis, tivemos a oportunidade de oferecer uma troca de conhecimento enriquecedora às nossas integradas, contribuindo para que tudo que foi ensinado durante o curso seja colocado em prática no dia a dia no campo”, comenta Pauline. “O programa foi cuidadosamente elaborado para oferecer suporte e ferramentas para que elas desenvolvam ainda mais os negócios de suas famílias, de forma cada vez mais sustentável e ampliando a qualidade e bem-estar que a JBS promove entre suas produtoras integradas”, explica.
Com videoaulas de 1h30 e encontros presenciais quinzenais, a primeira edição do programa teve duração de sete meses, com foco nos temas de autoconhecimento, sustentabilidade, capacitação técnica e empreendedorismo.
Sobre a JBS
A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 155 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.