Para fomentar o turismo rural, o Governo do Estado, através do IDR-Paraná, está organizando oito novas Caminhadas da Natureza neste mês de julho.
Os eventos promovidos pelo Estado estão programados para ocorrer nas seguintes datas e municípios:
- Mandirituba (14 de julho)
- Ourizona (14 de julho)
- Cerro Azul (21 de julho)
- Mamborê (21 de julho)
- Paranaguá (21 de julho)
- Piraí do Sul (21 de julho)
- Rondon (21 de julho)
- Sarandi (28 de julho)
A caminhada de Mandirituba percorre o circuito Mãe da Mata com um percurso de 12 quilômetros, o evento tem capacidade para 2 mil participantes, dos quais 400 já estão inscritos. Além disso, o trajeto passa por propriedades de 15 famílias rurais, destacando os tradicionais campos de camomila da região. Também estão programados um café da manhã e um almoço durante o evento.
Em Ourizona, a caminhada percorre o circuito da Festa do Milho, com 11 quilômetros de extensão e disponibilidade para 999 participantes. Dessa forma, o percurso inclui passagens por plantações, pequenas cachoeiras e propriedades rurais da cidade, situada próxima a Maringá.
Em Mamborê, o Circuito do Gavião estende-se por 10 km e pode receber até 2 mil participantes, passando por trilhas, estradas com vistas de cachoeiras e uma igreja subterrânea. Em Rondon, o Circuito Caminhos do Morango cobre 13 km, permitindo aos visitantes explorar plantações de morango e conhecer a história da agricultura familiar na região Noroeste.
De acordo com a Tnonline, as Caminhadas na Natureza são uma iniciativa pública da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), existentes desde 2007. Ainda assim, além de promover a cultura local, o turismo rural se consolida como uma importante fonte de renda para as famílias envolvidas. Em 2023, 97 circuitos das Caminhadas atraíram 63 mil participantes, gerando um impacto econômico de aproximadamente R$1,6 milhão nas cidades.
Em suma, todas as caminhadas oferecem pontos de parada, banheiros, café da manhã com confraternização entre os participantes, carros de apoio e a opção de almoçar em alguns dos pontos de parada.