Revista Poder

Chocolate: quais os reais benefícios do alimento?

Além de ser rico em antioxidantes, o chocolate também poderá ser bom para a saúde física e mental

Chocolate: Você conhece os benefícios deste alimento?

O chocolate amargo se mostrou um aliado da saúde cardiovascular - Reprodução Freepik (@freepik)

Neste domingo (7), foi comemorado o Dia Mundial do Chocolate. A data comemorou o momento em que o produto chegou à Europa pelos espanhóis, no século 16. No entanto, sempre existiu dúvidas se o doce era saudável ou não.

A médica nutróloga Andrea Pereira, cofundadora do Instituto Obesidade Brasil, explicou a importância do doce. “O chocolate, especialmente o amargo, possui antioxidantes que podem trazer benefícios à saúde cardiovascular e ao humor. No entanto, seu consumo deve ser moderado, pois o excesso pode contribuir para o ganho de peso e o desenvolvimento de problemas metabólicos”, explicou.

Veja os benefícios do chocolate:

Saúde do coração

De acordo com a CNN, por ter uma alta concentração de cacau, o chocolate amargo poderá oferecer benefícios para a saúde cardiovascular. Isso se daria por conta dos minerais presentes em sua composição, como o magnésio, o cobre e o potássio. Eles atuariam de maneira cardioprotetora no corpo.

Além disso, quando existisse uma maior concentração de cacau, o chocolate seria rico em flavonoides, componentes antioxidantes.

Maior sensação de bem-estar

Segundo Andrea Bottoni, nutrólogo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o doce poderia gerar “prazeres sensoriais” que trariam benefícios para o corpo e para a mente. No caso, seria por conta do aminoácido triptofano presente no chocolate. Ele se mostrou o precursor da serotonina, o hormônio responsável pela regulação do humor, sono e apetite

Protege o cérebro

De acordo com Durval Ribas Filho, nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), o cacau dos chocolates amargos poderia ajudar a melhorar a concentração, a memória e a prevenção de doenças cerebrais. Além disso, os flavonoides presentes no doce também seriam capazes de melhorar as habilidades cognitivas, de acordo com um estudo publicado em 2021, de pesquisadores da Universidade de Birmingham, na Inglaterra.

Pode reduzir risco de hipertensão

Um estudo presente na revista científica Nature Scientific Reports mostrou que consumir chocolate amargo poderia reduzir o risco de hipertensão essencial. Esta condição se tornou caracterizada pelo aumento da pressão arterial sem uma causa identificável.

Ajuda no controle do colesterol

Por conter nutrientes bons para a saúde do coração, como flavonoides, metilxantinas, polifenóis e ácido esteárico, o chocolate amargo poderia reduzir a inflamação e aumentar o colesterol bom no organismo. Isso segundo uma pesquisa feita por Chayakrit Krittanawong, da Escola de Medicina Baylor em Houston, Texas, e autor de um estudo publicado em 2020 no European Journal of Preventive Cardiology.

Como consumir o chocolate de forma saudável?

Além disso, para adquirir os vários benefícios que o chocolate poderia proporcionar, o adequado seria consumir o doce de maneira moderada.“Não é aconselhável ingerir uma barra por dia, por exemplo. Sugiro incluir na alimentação em torno de 20 a 25 gr./por dia de chocolate amargo, que equivale a dois ou três quadradinhos de uma barra”, explicou Cristiano Merheb, médico com foco em emagrecimento e vida saudável.

“Apesar de poder incluí-lo na sua rotina alimentar, nem todos os tipos são indicados para o consumo. Determinados chocolates, como o ao leite, são inimigos da perda de peso e contêm uma grande quantidade de açúcar”, indicou.

Sair da versão mobile