Revista Poder

Professores da rede municipal de Teresina suspendem greve

A suspensão dos professores entra em vigor oficialmente nesta sexta-feira (5), com o retorno dos profissionais que haviam aderido à greve

Professores da rede municipal de Teresina suspendem greve

A suspensão será efetivada nesta sexta-feira (5) - Foto: Instagram @raimundo_moura._

Na última quinta-feira (4), os professores da rede municipal de educação de Teresina decidiram suspender a greve que começou em 5 de março, há 123 dias. Apesar disso, a categoria ainda está em estado de greve. Os profissionais educadores que aderiram à paralisação retornarão ao trabalho nesta sexta-feira (5), efetivando a suspensão.

O Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(os) Municipais de Teresina (SINDSERM) informou que suspenderam a greve devido a uma liminar da Justiça que declarou o movimento ilegal.

“A decisão pela suspensão da greve marca um momento de reflexão e reavaliação das táticas da luta. As(os) trabalhadoras(es) da Educação Municipal seguem firmes na defesa de uma educação pública de qualidade. Claro que, com a garantia de valorização profissional e condições dignas de trabalho”, disse o Sindserm em nota.

Além disso, segundo o Sindserm, os professores estão reivindicando o cumprimento da Lei Federal 11.738/2008, que estabelece o Piso Salarial Nacional, e do Acórdão 219/2023 do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), que determina o reajuste salarial.

O Sindicato também acredita que a prefeitura está descumprindo as leis federal e municipal. Além de um acórdão do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), que trata sobre o aumento de salário para a categoria.

Sair da versão mobile