Os membros da tripulação da espaçonave chinesa “Shenzhou-18”, que estão a bordo da estação orbital, realizaram a segunda caminhada espacial, nesta quinta-feira (5).
Os taikonautas ( em chinês “taikon” é “espaço”) Ye Guangfu e Li Cong passaram cerca de 6,5 horas a bordo da estação Tiangong. Além disso, sob a coordenação de Li Guangsu, os especialistas realizaram diversas tarefas, incluindo a instalação de dispositivos para proteger o equipamento de detritos espaciais e a verificação do revestimento do complexo orbital.
Os taikonautas passaram mais de dois meses em órbita, com dezenas de experimentos científicos agendados. Além disso, essa é a terceira caminhada espacial de Ye, e a primeira de Li.
De acordo com Metrópoles, em abril de 2024, a nave espacial tripulada Shenzhou-18 foi lançada a partir do Cosmódromo de Jiuquan, situado no noroeste da China. A bordo estavam três membros da tripulação, direcionados à estação Tiangong.
Eles estão previstos para permanecer em órbita por aproximadamente seis meses, com o retorno à Terra programado para outubro.