Nos próximos dias, uma forte frente fria poderá trazer o primeiro frio intenso do inverno e algumas capitais serão as que mais vão sentir. De acordo com a Climatempo, a temperatura deverá cair de maneira acentuada e o país todo poderá sentir o frio.
Para o G1, Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, ressaltou que as temperaturas mais baixas poderão acontecer nos estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, parte de São Paulo e nos estados do Sul.
Além disso, será esperado que o frio intenso acabe na próxima terça-feira (2). Além de quebrar a sequência de dias mais quentes no país desde o dia 5 de maio, ainda mais na faixa central do país.
Neste momento, houve uma baixa significativa da umidade relativa do ar, com marcas abaixo de 20% no índice em algumas regiões. “De modo geral, as temperaturas já começam a baixar a partir de amanhã, no Rio Grande do Sul, e o frio dura até terça-feira. O pico de frio deve acontecer entre domingo e segunda”, destacou Luengo.
Entretanto, seis capitais poderão possuir a maior mínima e a menor mínima do ano:
- Porto Alegre
- Florianópolis
- Curitiba
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Cuiabá
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Porto Alegre, a mínima poderá ficar em 2ºC e em Curitiba poderá ficar em 3ºC, no domingo (30). Enquanto isso, na segunda (1), São Paulo poderá registrar 10ºC e Cuiabá ficará nos 16ºC.