Nesta quinta-feira, 20 de junho, durante a primeira visita de Vladimir Putin à Coreia do Norte em 24 anos, os dois líderes trocaram presentes após assinarem um acordo que fortalece os laços militares entre os países.
Putin presenteou Kim Jong-un com uma limusine Aurus Senat, fabricada na Rússia e com estilo retrô, semelhante à limusine ZIL da era soviética. O carro é o veículo oficial da Presidência da Rússia e já havia sido dado de presente a Kim em fevereiro deste ano.
Kim Jong-un, por sua vez, presenteou Putin com dois cães da raça Pungsan, originária da região montanhosa de Pungsan, na Coreia do Norte, e criada para caçar animais selvagens. A raça ficou conhecida como “cachorros da paz” em 2018, quando Kim presenteou o então presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, com dois cães durante um período de reaproximação entre os países.
A troca de presentes ocorreu em meio a uma visita de Putin à Coreia do Norte, que foi recebido com festa e uma multidão de norte-coreanos segurando bandeiras e balões. As ruas foram decoradas com símbolos dos dois países e cartazes com a foto do presidente russo.