Nesta quarta-feira (12), o cantor Ed Motta provocou uma grande polêmica, ao fazer comentários depreciativos sobre o hip hop, um dos estilos musicais mais populares do mundo. Segundo o artista de jazz, quem aprecia esse gênero é desprovido de inteligência, rotulando os fãs de ‘burros’ e ‘imbecis’.
Durante uma live feita em seu instagram, Ed afirmou que: “Qualquer um que ouve hip hop é burro. Qualquer um, qualquer um. Sem exceção. Outro dia, eu vi um trecho de uma entrevista desse bobalhão, Rafinha Bastos. ‘Ah, porque hip hop é o tipo de música que eu mais gosto de ouvir’. O cara é um imbecil”.
Além disso, durante a transmissão ao vivo, o cantor fez mais comentários sobre o tema, defendendo o estilo musical que ele canta. Afirmando que os apreciadores de jazz são pessoas inteligentes.
Segundo o portal Terra, a declaração de Ed repercutiu nas redes sociais, onde os internautas rapidamente o desafiaram a repetir suas palavras para um dos artistas mais renomados do estilo musical criticado. Além disso, também tiveram comentários acusando o cantor de racismo em suas declarações.
“Eu te desafio a ligar Facetime com Mano Brown e chamar ele de burro”, disse um. “Não é novidade que o ele não gosta de rap/hip hop, mas a forma que critica, vem carregada de elitismo e muito, mas muito, preconceito”, comentou outra. “Essa fala do Ed Motta é uma das coisas mais preconceituosas que já ouvi de um músico, ainda mais sendo negro como ele é”, opinou mais um.