Nesta terça-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve presente na cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no Rio de Janeiro. Em frente a uma plateia composta por adolescentes, o presidente enfatizou a importância da renovação política, incentivando uma participação ativa por parte dos jovens e os influenciando a assumir seu papel histórico. Em suma, ele também destacou a importância de combater o discurso “antipolítico”.
Acompanhado por ministros e pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), o presidente, junto com a primeira-dama Janja da Silva, recebeu o título de Medalhista Honorário da OBMEP em reconhecimento à sua contribuição para a criação do projeto em 2005. Em seu discurso, ele destacou a relevância de proporcionar oportunidades de estudo aos jovens, especialmente aqueles em situação de maior vulnerabilidade econômica.
O discurso
“Nunca diga que todo político é safado, é ladrão, que você não gosta de política. Porque todo cara que fala isso vai ser político. E todo cara que for político, vai ser o que ele pensa. Por que quero que vocês saibam? Porque quando a gente nega a política, quando a gente acha que ninguém presta – Eduardo Paes não presta, o Lula não presta, não sei quem não presta, o governador não presta, o deputado não presta”, disse Lula completando: “Sabe quem presta? Você! Então entre você na política, você é o futuro desse país! Não desistam, assumam a responsabilidade histórica de vocês!”.
Além disso, em uma breve intervenção, o prefeito Paes também comemorou a realização do evento e ressaltou a presença do seu secretário municipal de Educação, o deputado federal Renan Ferreirinha (PSD). Entretanto, o parlamentar, subiu ao palco exibindo suas próprias medalhas da OBMEP, conquistadas durante sua juventude na cidade de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, de acordo com a revista Veja.
“Há muita descrença sobre a tentativa de dar oportunidade às pessoas que têm menos condição. Todo mundo tem inteligência pra isso. Paulo Freire já dizia que se todas as crianças comerem, todas terão inteligência. Faltava oportunidade, abrir a porta e falar: entrem, a casa é sua”, disse o presidente.
Lula e Paes
O prefeito tem sido um aliado próximo de Lula ao longo dos anos, com agendas frequentes desde fevereiro na capital fluminense. Para a sua reeleição, Paes ainda não definiu seu vice, o que desperta interesse do PT. Enquanto o presidente pede a posição para o partido, Paes sinaliza que deve escolher alguém de seu círculo mais próximo. Um exemplo seria Pedro Paulo, Eduardo Cavaliere ou Guilherme Schleder, todos do PSD.