Revista Poder

Cultura INC: Um Dia Antes de Todos os Outros”, estreia em Festival Internacional de Curitiba

LONGA DE FERNANDA BOND E VALENTINA HOMEM ESTREIA NA MOSTRA COMPETITIVA DO OLHAR DE CINEMA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURITIBA

“Um Dia Antes de Todos os Outros”, dirigido por Fernanda Bond e Valentina Homem, marca a estreia dessas cineastas no cenário de longas-metragens. Sua estreia mundial está agendada para o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, dentro da Mostra Competitiva Brasileira, durante os dias 12 a 20 de junho. O filme, produzido pela Sempre Viva e Ponto de Fuga, aborda a temática feminina, destacando-se pela predominância de profissionais mulheres na equipe.

A trama gira em torno de Marli (interpretada por Clarissa Pinheiro), uma mulher que descobre que o apartamento onde trabalha há 20 anos foi vendido, deixando-a desempregada, enquanto sua patroa, Iara (Elvira Helena), se muda para um asilo. O filme explora as complexas relações de cuidado entre mulheres, questionando quem é responsável por essa tarefa na sociedade.

O conflito central se desenvolve na relação entre mãe e filha, com destaque para os desafios da adolescência. A personagem de Sofia, filha de Marli, traz questionamentos das novas gerações, enriquecendo a narrativa. O filme também aborda contrastes geográficos e sociais, como a relação entre o nordeste e sudeste do Brasil, além de dinâmicas de classe e raça.

A abordagem cinematográfica do filme é colaborativa, envolvendo as diretoras/roteiristas, as atrizes e toda a equipe técnica. O processo de filmagem enfrentou desafios financeiros, com um orçamento inicial modesto, exigindo criatividade para viabilizar a produção. As filmagens principais foram realizadas em apenas quatro dias, com um estilo de filmagem que valoriza planos-sequência e improvisações das atrizes.

O conflito central do filme se desenvolve através da relação entre mãe e filha, explorando a complexidade que é criar alguém, especialmente na fase da adolescência. Ao mesmo tempo em que a personagem de Sofia tem a função de trazer as indagações e questionamentos das novas gerações e territórios. UM DIA ANTES DE TODOS OS OUTROS é atravessado por diferentes territórios simbólicos e geográficos: relações entre nordeste e sudeste, contrastes entre zona norte com a  zona sul do Rio de Janeiro e dinâmicas de classe e raça são elementos que atravessam a narrative”, explicam as diretoras.

Valentina Homem e Fernanda Bond

A equipe artística conta com nomes como Amara Barroso & Louise Botkay na direção de fotografia, Alice Furtado na montagem, Nicolau Domingues no desenho de som e Caio Domingues & Nicolau Domingues na trilha sonora.

“Um Dia Antes de Todos os Outros” promete ser uma obra que não apenas aborda questões femininas e de cuidado, mas também se destaca pela sua abordagem colaborativa e pela qualidade técnica de sua equipe. Sua estreia no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba representa um marco significativo na carreira das diretoras e na produção cinematográfica brasileira contemporânea.

Sinopse
Marli é pega de surpresa com a notícia de que o apartamento da Iara, para quem ela trabalha há vinte anos, foi vendido e aquele será o último dia das duas ali, já que no dia seguinte a idosa será transferida para um asilo. Apesar de atônita com a urgência da mudança, Marli não vê a hora de voltar para sua terra natal, Olinda. O que ela não espera é receber de Sofia, sua filha adolescente, a notícia mais difícil deste longo dia.

Sair da versão mobile