Com o uso da lâmina, além de a pele ficar mais sensível, avermelhada e seca, pode ocorrer a inflamação e infecção dos folículos dos pelos, como a foliculite. “A lâmina é um método mais popular e acessível, de fácil aplicação. Não elimina o pelo completamente, apenas corta o pelo superficialmente. Como tem efeito temporário, requer repetição constante para manter os pelos curtos. E, em alguns casos, pode causar vermelhidão e irritações, como a foliculite”, explica a dermatologista Dra. Ana Maria Pellegrini, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Abaixo, especialistas discutem os principais erros – e como evitá-los para que você não tenha problemas após fazer a barba com lâmina:
Não usar creme pré e pós-barba
Segundo a médica, o ideal e recomendado é que a barba sempre seja feita no sentido do pelo, com cremes ou géis, dependendo do tipo de pele. “De preferência, sempre depois ou durante o banho, quando os poros estão mais abertos e a pele mais macia e homogênea, para facilitar a retirada do pelo sem machucar a pele”, destaca a Dra. Claudia Marçal, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Além disso, você deve sempre preparar a pele antes de se barbear. Para isso, utilize um bom pré-barba e espere ele agir antes de começar. Desse modo, os pelos estarão mais macios na hora de remover a barba, oferecendo menos resistência à lâmina e causando menos lesões na pele”, explica Ana Paula Kascher, diretora comercial da B.URB. “De preferência, utilize um produto pouco oleoso e com ação calmante, como o Gel Pré-Barba Burbank, que protege, hidrata e estimula a regeneração da pele, especialmente nas áreas onde a epiderme sofre mais lesões”, acrescenta Ana Paula. Depois que terminar a barba, lave o rosto com água fria para fechar os poros rapidamente e evitar inflamações. Além disso, Ana Paula enfatiza que é necessário utilizar imediatamente um pós-barba com propriedade hidratante e calmante para reduzir irritações e vermelhidões. “O Pós-Barba Westlake é ideal para finalizar o barbear, pois é desenvolvido com os melhores ingredientes naturais que ajudam a acelerar o processo de cicatrização natural da pele, além de extratos que acalmam, hidratam e refrescam”, completa a diretora comercial.
Não considerar a pele ao cortar com lâmina
“Deve-se levar em consideração a questão da reatividade, hipersensibilidade e espessura da pele para escolher a lâmina ideal. Nem sempre o aparelho com maior número de facetas, por exemplo, um aparelho de barbear com cinco lâminas, é adequado para uma pele muito fina, pois ele pode causar alguns danos ao tecido epitelial e, consequentemente, uma foliculite, com inflamação ao redor da região inframandibular e desses folículos que foram removidos”, explica a Dra. Claudia Marçal.
Usar a água quente do banho
A água quente fragiliza a pele. “Gosto de usar o exemplo de quando se lava louça com água quente e a gordura se solta com muito mais facilidade. Nesse exemplo, aumenta a eficiência da limpeza, mas no caso da nossa pele, esse excesso removerá a camada natural de lipídios protetores, promovendo excesso de ressecamento e aspecto opaco e sem viço”, explica o Dr. Danilo S. Talarico. Isso, somado à agressão da lâmina, pode ter um efeito importante de agressão à pele, segundo o médico.
Por fim, Ana Paula Kascher compartilha uma dica extra: a esfoliação de duas a três vezes por semana. “Realizar uma esfoliação regularmente auxilia muito no combate à inflamação, porque o esfoliante remove as células mortas presentes na pele, liberando a passagem para os fios crescerem sem encravarem”, afirma Ana Paula Kascher. “Para esta etapa, o ideal é optar por produtos específicos para o público masculino, já que a pele do homem é mais grossa, como o Esfoliante Facial Tribeca, especialmente desenvolvido para a pele masculina, garantindo limpeza profunda, desobstrução dos poros e a melhora da textura da pele”, finaliza a diretora comercial da B.URB.
FONTES:
DRA. ANA MARIA PELLEGRINI: Dermatologista especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com especialização também em Medicina Estética e Medicina do Trabalho. Membro da SBD e de diversas outras sociedades médicas nacionais e internacionais, foi presidente da distrital norte-fluminense da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Formada pela Faculdade de Medicina de Campos (RJ), a Dra. Ana Maria Pellegrini é responsável técnica da clínica PELLE e comanda o podcast Questão de Pelle. Embaixadora da Galderma Aesthetics, a médica foi pioneira em procedimentos injetáveis no Brasil. Ex-coordenadora das campanhas de câncer de pele na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ), hoje faz MBA em Marketing, Empreendedorismo e Gestão, além de participação constante em congressos nacionais e internacionais. CRM 5253066-0/RQE 18927 | Instagram: @dra.anapellegrini.dermato
DRA. CLAUDIA MARÇAL: Médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas – SP, e speaker de laboratórios globais de dermocosméticos e de fabricantes de equipamentos. CRM: 78980 / RQE: 31829. Instagram: @draclaudiamarcal
DR. DANILO S. TALARICO: Médico graduado há 15 anos pela PUC-Campinas, autor de livros, artigos médicos e estudos de pesquisa inovadores para a medicina. Professor do Instituto Lapidares dos cursos de Tricologia e Transplante Capilar (Cirurgia Capilar). Speaker Científico e Adviser Científico de Indústrias Farmacêuticas e Indústrias de Tecnologias Médicas. Pós-graduado em Dermatologia Clínica-Cirúrgica, Transplante Capilar e Tricologia Médica, Medicina Estética e Perícia Médica. CRM: 135.299-SP. Instagram: @drdanilotalarico
Esse texto foi produzido pela Holding Comunicações, assessoria de imprensa especializada em saúde, beleza e bem-estar, com 30 anos de experiência no setor.
”Esse texto é um oferecimento de NOWMED.
NowMed é uma plataforma revolucionária que conecta usuários a profissionais de saúde, laboratórios, farmácias, centros de vacinação e outros serviços médicos. Sem mensalidade, você paga apenas quando utiliza. Atendimento rápido, sem filas. Os preços acessíveis da NowMed tornam a saúde mais prática a todos.”