Poder Arte: Karola Braga abre individual na Galeria Luis Maluf
Estabelecer a rota do que acontece dentro do corpo humano e dentro da psicologia individual, a partir do momento em que algo é inalado, é o mote da exposição “Inalação” da artista olfativa Karola Braga que abre em 18 de maio na Galeria Luis Maluf, no Jardins.
“Inalação” é uma exposição interativa, sob a curadoria de Marcello Dantas, que desafia os sentidos, especialmente o olfato, para explorar a interseção entre o que é percebido e o que é racionalizado. Karola Braga, artista olfativa, apresenta dezenas de obras na Galeria Luis Maluf, cada uma provocando um desencontro entre razão e sentido ao ser inalada ou vista. Um dos destaques é a revisão do mictório de Marcel Duchamp, ressignificado como receptáculo sensorial. A pesquisa de Braga vai além do aroma, entrelaçando elementos de cultura, química e memória.
Sua participação na mostra “In the Presence of Absence” na Desert X, em AlUla, Arábia Saudita, exemplifica essa abordagem, onde seu projeto “Sfumato” deixou um rastro de incenso pelo deserto, criando uma memória sensorial. Na exposição em São Paulo, o público será desafiado a sentir algo ausente, mas presente pelo olfato, promovendo uma experiência única de inalação.
Marcello Dantas destaca a importância da inalação como um processo de encontro e resgate, desafiando a confiança nos olhos em favor do nariz. “Inalação” é um desafio à memória e à percepção, onde informações contraditórias confundem os sentidos, permitindo a criação de imagens a partir de cheiros e vice-versa.
A arte olfativa de Karola Braga é descrita como um rito de sinestesias, onde mente e sentidos seguem direções diferentes. A exposição convida os visitantes a explorar o desconhecido, desafiando tabus e revelando a permeabilidade do olfato. Cada obra gera um rastro olfativo que evoca memórias profundas, iniciando uma jornada de mapeamento da rota do odor humano.
SERVIÇO Exposição “Inalação”
Curadoria de Marcello Dantas
Local: Galeria Luis Maluf
Endereço: R. Peixoto Gomide, 1.887 – Jardins, São Paulo
Abertura: 18 de maio – das 13h às 17h
Período expositivo: 20 de maio a 24 de julho
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 10h às 19h e aos sábados das 11h às 17h | fecha aos domingos e feriados
*Recomendável para maiores de 18 anos
Fotos: Tatiana Mito
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.