Revista Poder

Última chance: Desenrola Brasil encerra renegociação de dívidas nesta semana

Veja qual é a data limite para renegociar

Imagem reprodução/Instagram@pocosja

Depois de adiarem o prazo duas vezes, o programa Desenrola Brasil está na última semana para ajudar as pessoas a resolverem suas dívidas. Até segunda-feira (20), os consumidores podem usar o site do programa para colocar suas contas em dia.

Agora, só quem está na faixa 1 do programa pode negociar suas dívidas. Essa faixa inclui pessoas com renda mensal de até dois salários mínimos ou que estão cadastradas no CadÚnico.

Além disso, conforme informa o portal G1, para participar do programa, a dívida inicial não pode passar de R$ 20 mil e precisa ter sido registrada como negativa apenas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022.

As dívidas que podem ser negociadas incluem aquelas relacionadas a bancos, como cartão de crédito e empréstimos, e também contas de serviços básicos como água, energia e compras feitas no comércio.

Até agora, mais de 14,9 milhões de pessoas foram ajudadas pelo programa Desenrola Brasil, que já conseguiu negociar cerca de R$ 52,25 bilhões em dívidas, segundo informações do Ministério da Fazenda. O objetivo dessa iniciativa é dar às pessoas a chance de resolverem suas finanças e saírem da lista de inadimplentes.

Confira abaixo como conseguir uma boa negociação

Mapear as dívidas

Antes de se lançar na renegociação, os especialistas destacam a importância de realizar um minucioso mapeamento das finanças, conhecendo todas as dívidas que a pessoa ou sua família possuem.

Entender o que cabe no orçamento

Com todas as dívidas identificadas, o próximo passo é avaliar quais valores são viáveis dentro do orçamento pessoal ou familiar.
Consultar todas as opções de renegociação
Depois de determinar quais dívidas serão tratadas como prioridade e quanto pode ser destinado para pagá-las.

Como acessar o Desenrola

Para acessar a plataforma do Desenrola Brasil e negociar dívidas, é preciso ter uma conta gov.br, seja no nível ouro, prata ou bronze. Você pode abrir uma conta gov.br seguindo as instruções fornecidas. Todos os usuários podem ver as ofertas de negociação e escolher parcelar o pagamento se não puderem pagar de uma só vez. Também é possível encontrar as ofertas em parceiros do governo, como o Serasa e as agências dos Correios em todo o país, com atendimento disponível até 28 de março.

Sair da versão mobile