Cultura INC: Exposição Um Defeito de Cor, revisitando raízes da identidade Afro-Brasileira
Com curadoria compartilhada entre a autora mineira, Marcelo Campos e
Amanda Bonan (MAR), itinerância da mostra abre para visitação a partir de 25 de abril, no Sesc Pinheiros, destacando as potências na produção de artistas contemporâneos negras e negros das Américas e de África
A exposição “Um Defeito de Cor”, que chega a São Paulo, propõe uma revisão da identidade brasileira, inspirada no livro homônimo de Ana Maria Gonçalves. Com curadoria de Marcelo Campos, Amanda Bonan e a própria autora, a mostra destaca obras de artistas contemporâneos negros das Américas e da África. Em exibição no Sesc Pinheiros de 25 de abril a 1º de dezembro, a exposição aborda o Brasil Imperial e seus desdobramentos contemporâneos.
Com 372 peças, a exposição abrange arte têxtil, fotografias, instalações e mais, interpretando o livro ganhador do prêmio Casa de las Américas. Além disso, a mostra confronta o apagamento da história negra, seguindo a jornada de uma mulher africana no século 19 em busca de seu filho perdido no Brasil.
Destaques incluem os figurinos do Carnaval 2024 da Escola de Samba Portela, inspirados no livro, e obras inéditas como “Retrato de Ana Maria” e o mural “Romaria”. Dividida em dez núcleos, a exposição explora temas como levantes negros, protagonismo feminino e identidades africanas, sem seguir uma narrativa cronológica.
Ana Maria Gonçalves, junto com Amanda Bonan e Marcelo Campos, estreia na curadoria, trazendo uma experiência complementar e antagônica sobre a história da escravidão. Luisa Mahin, inspiração para a protagonista do livro, é uma figura chave na resistência negra no Brasil colonial.
Os curadores, incluindo Ana Maria Gonçalves, Marcelo Campos e Amanda Bonan, trazem uma vasta experiência em arte e pesquisa, ampliando a compreensão da identidade afro-brasileira. A exposição “Um Defeito de Cor” representa uma poderosa contribuição para o entendimento da história e da cultura afro-brasileira.
SERVIÇO:
“Um Defeito de Cor” Curadoria: Amanda Bonan, Ana Maria Gonçalves e Marcelo Campos.
Abertura: 24 de abril, quarta-feira, às 19h.
Visitação: de 25 de abril a 1º de dezembro de 2024.
Horários: terça a sábado, das 10h30 às 21h; domingos e feriados, das 10h30 às 18h.
Local: Espaço Expositivo (2º andar) | Sesc Pinheiros – Rua Paes Leme, 195.
Grátis | Livre.
Estacionamento no local.
Agendamento de grupos através do e-mail: agendamento.pinheiros@sescsp.org.br
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.