Revista Poder

Cultura INC: Exposição Um Defeito de Cor, revisitando raízes da identidade Afro-Brasileira

Com curadoria compartilhada entre a autora mineira, Marcelo Campos e Amanda Bonan (MAR), itinerância da mostra abre para visitação a partir de 25 de abril, no Sesc Pinheiros, destacando as potências na produção de artistas contemporâneos negras e negros das Américas e de África

Tessi Sodokpa_ Cotonou_2009Marcio Vasconcelos

A exposição “Um Defeito de Cor”, que chega a São Paulo, propõe uma revisão da identidade brasileira, inspirada no livro homônimo de Ana Maria Gonçalves. Com curadoria de Marcelo Campos, Amanda Bonan e a própria autora, a mostra destaca obras de artistas contemporâneos negros das Américas e da África. Em exibição no Sesc Pinheiros de 25 de abril a 1º de dezembro, a exposição aborda o Brasil Imperial e seus desdobramentos contemporâneos.

Silvana_Mendes_Série II_Afetocolagens – Reconstruindo Narrativas Visuais de Negros na Fotografia Colonial_Silvana Mendes_2022 (3)

Com 372 peças, a exposição abrange arte têxtil, fotografias, instalações e mais, interpretando o livro ganhador do prêmio Casa de las Américas. Além disso, a mostra confronta o apagamento da história negra, seguindo a jornada de uma mulher africana no século 19 em busca de seu filho perdido no Brasil.

Aislane_Nobre_IWA_₢Marina Alfaya

Destaques incluem os figurinos do Carnaval 2024 da Escola de Samba Portela, inspirados no livro, e obras inéditas como “Retrato de Ana Maria” e o mural “Romaria”. Dividida em dez núcleos, a exposição explora temas como levantes negros, protagonismo feminino e identidades africanas, sem seguir uma narrativa cronológica.

Série I_Afetocolagens – Desconstrução de Visualidades Negativas em Corpos Negros_Silvana Mendes_2021

Ana Maria Gonçalves, junto com Amanda Bonan e Marcelo Campos, estreia na curadoria, trazendo uma experiência complementar e antagônica sobre a história da escravidão. Luisa Mahin, inspiração para a protagonista do livro, é uma figura chave na resistência negra no Brasil colonial.

Série II_Afetocolagens – Reconstruindo Narrativas Visuais de Negros na Fotografia Colonial_Silvana Mendes_2022

Os curadores, incluindo Ana Maria Gonçalves, Marcelo Campos e Amanda Bonan, trazem uma vasta experiência em arte e pesquisa, ampliando a compreensão da identidade afro-brasileira. A exposição “Um Defeito de Cor” representa uma poderosa contribuição para o entendimento da história e da cultura afro-brasileira.

 

SERVIÇO:

“Um Defeito de Cor”
Curadoria: Amanda Bonan, Ana Maria Gonçalves e Marcelo Campos.
Abertura: 24 de abril, quarta-feira, às 19h.
Visitação: de 25 de abril a 1º de dezembro de 2024.
Horários: terça a sábado, das 10h30 às 21h; domingos e feriados, das 10h30 às 18h.
Local: Espaço Expositivo (2º andar) | Sesc Pinheiros – Rua Paes Leme, 195.
Grátis | Livre.
Estacionamento no local.
Agendamento de grupos através do e-mail: agendamento.pinheiros@sescsp.org.br

Sair da versão mobile