Na manhã desta terça-feira, o Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou uma significativa mudança no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) no Brasil. A partir de 2025, a avaliação será realizada por estados, em vez de regiões, com o objetivo de proporcionar uma visão mais detalhada do desempenho dos estudantes. O anúncio ocorreu durante a divulgação dos resultados do Pisa 2022, que teve sua aplicação digital no Brasil.
O ministro enfatizou que a mudança permitirá que cada governador, com o auxílio do Ministério da Educação (MEC), trace metas mais precisas para melhorar o ensino, alinhado com os esforços do MEC em reduzir desigualdades e promover a inclusão. A próxima edição do Pisa, em 2025, incluirá cerca de 40 mil estudantes de 15 anos.
Os resultados do Pisa 2022 foram divulgados em coletiva de imprensa pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estudo comparativo internacional, realizado a cada três anos pela OCDE, avalia conhecimentos e habilidades de estudantes de 15 anos em matemática, leitura e ciências.
Apesar de as médias brasileiras em 2022 permanecerem praticamente inalteradas em relação a 2018, destacou-se uma queda na média da OCDE, enquanto o desempenho dos estudantes brasileiros ficou abaixo dessa média nas três disciplinas avaliadas.
Em matemática, o Brasil apresentou pontuação média de 379 pontos, com 73% dos estudantes registrando baixo desempenho. Em leitura, a pontuação média foi de 410 pontos, com 50% dos estudantes abaixo do nível 2. Em ciências, a média brasileira foi de 403 pontos, com 55% dos estudantes abaixo do nível 2. O Pisa 2022 teve foco em matemática, e a pesquisa abordou também domínios inovadores, como Pensamento Criativo e Letramento Financeiro.