No mês em que celebrava a notável marca de 300 milhões de veículos produzidos desde 1935, a Toyota anunciou o encerramento definitivo das operações em sua planta de São Bernardo do Campo (SP). Inaugurada em 1962, a unidade, inicialmente a primeira fora do Japão, encerrou suas atividades na última semana.
O desligamento dos últimos 150 funcionários ocorreu cinco dias após o fechamento da fábrica, que se dedicava à produção de peças para outros complexos automotivos no Brasil e à exportação para Argentina e Estados Unidos.
O processo de encerramento, iniciado em dezembro de 2022, foi concluído conforme o planejado, com a transferência gradual de funcionários interessados para outras unidades do grupo localizadas em Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz, todas no interior de São Paulo. Dos 550 trabalhadores inicialmente afetados, 120 optaram pela mudança, enquanto os demais foram desligados.
A história da planta de São Bernardo do Campo, que desempenhou um papel significativo na indústria automotiva brasileira, chega ao fim, impactando a região do ABC paulista e marcando o término de seis décadas de contribuições para o setor.