Revista Poder

Orquestra Mundana Refugi fará um espetáculo cultural em Brasília

Foto reprudução IG @omrefugi

A Catedral Metropolitana de Brasília será palco de um intercâmbio cultural. A Orquestra Mundana Refugi, formada por músicos de várias nacionalidades, fará um show gratuito no dia 09, quinta-feira às 19h30. 

Com instrumentos que variam dos tradicionais pianos, saxofone, flauta e bateria aos mais diferentes, como bouzouki, kanun árabe, alaúde e rebab, o grupo apresenta um repertório que mescla composições próprias, músicas tradicionais e homenagens a compositores brasileiros. A apresentação em Brasília terá a participação do compositor e acordeonista Toninho Ferragutti.

“A ideia é juntar músicos de várias partes do mundo, preservando a diversidade e a excelência musical”, explica o diretor da orquestra, Carlinhos Antunes. “A música é uma forma de promover o diálogo e a compreensão entre diferentes culturas.”

A apresentação faz parte do III Congresso Internacional de Direito do Seguro, realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS). Com dois integrantes da orquestra originários da Palestina, o show em Brasília será dedicado à causa palestina e é uma oportunidade para o público conhecer a diversidade musical do mundo e celebrar a importância da cultura como um instrumento de diálogo e paz.

A Orquestra Mundana Refugi foi formada em 2017, quando o diretor realizou um projeto em São Paulo sobre o cenário musical dos refugiados na cidade. A ideia era que a duração fosse de apenas 3 dias para a realização de oficinas de música e debates. “O projeto teve um êxito muito grande e de lá para cá já gravamos três CDs, fizemos shows no Brasil inteiro, além de documentários e programas de TV”, declara Carlinhos Antunes.

Fonte: Agência Brasil

Sair da versão mobile