Por Mario Kaneski
A montadora Aixam-Mega, especializada na fabricação de carros sem necessidade de habilitação, está passando por uma notável fase de expansão. Com sede em Aix-les-Bains, na região de Savoie, ela detém a posição de líder na Europa em seu setor e está se preparando para dobrar sua produção, impulsionada por uma demanda sem precedentes desde o início da pandemia de Covid-19.
Desde o seu início sob o nome de Arola em 1975, a empresa evoluiu para se tornar a Aixam em 1983. Em 2013, a Aixam-Mega foi adquirida pela gigante americana Polaris, que a comprou da transportadora Norbert Dentressangle. Apesar da mudança de proprietário, a empresa manteve sua independência e capacidade de inovação.
Sob a liderança de Philippe Colançon, o atual CEO do grupo, a Aixam-Mega experimentou um crescimento explosivo. O grupo recentemente começou a construção de três novas fábricas de produção na região de Drôme, com o objetivo de aumentar sua capacidade de produção anual em mais de 30.000 veículos a partir do verão de 2024. Atualmente, a empresa produz 18.000 carros por ano. Essa expansão significativa representa um investimento total de 30 milhões de euros, apoiado pelo programa France Relance, e deve gerar a criação de 100 empregos adicionais.
A Aixam-Mega atualmente oferece uma ampla gama de veículos sem necessidade de carteira de motorista, incluindo sedãs, cupês e SUVs. A empresa também se destaca sendo a única do setor a oferecer uma gama completa de veículos elétricos. Segundo Philippe Colançon, a Aixam-Mega planeja se dedicar exclusivamente à produção de veículos elétricos a curto prazo.
C’est un marché de niche, dominé par le groupe Belmond, filiale de LVMH depuis 2019, que cherche à bouleverser le groupe Accor. De prime abord, le positionnement de l’hôtelier, plus connu pour ses structures entrée et milieu de gamme que son expérience dans le domaine de l’ultra-luxe, a tout d’un pari démesuré.