Rei Charles III criou novas moedas que, além de celebrar a natureza, têm um propósito educacional. Elas ajudam as crianças britânicas a aprender a contar e a usar o dinheiro, além de educá-las sobre a fauna e a flora locais.
Rei Charles III herdou o bastão de sua mãe, Rainha Elizabeth II, e, conforme a tradição, o perfil dela adornado nas novas moedas reflete uma mudança – enquanto o perfil direito foi escolhido para Isabel, o perfil esquerdo foi adotado para Carlos.
As imagens no outro lado das moedas representam a paixão do monarca pela natureza. Cada desenho foi cuidadosamente escolhido por seu significado nos pence (centavos) e nas pounds (libras), que entrarão em circulação até o final do ano:
- 1p mostra o rato-almiscarado, um roedor cujo número no Reino Unido diminuiu 50% desde 2007;
- 2p mostra o esquilo-vermelho, cuja cor é realçada pelo cobre da moeda;
- 5p apresenta uma folha de carvalho, símbolo da árvore associada à monarquia e à proteção da biodiversidade;
- 10p mostra o tetraz, uma espécie ameaçada em algumas áreas da Escócia;
- 20p apresenta o papagaio-do-mar, uma ave marinha;
- 50p mostra os salmões do Atlântico, ameaçados pela poluição dos rios.
- 1 pound apresenta duas abelhas;
- 2 pounds mostra uma composição de flores: a rosa para a Inglaterra, o narciso para o País de Gales, o cardo para a Escócia e o trevo para a Irlanda do Norte.
Nesta última moeda, também está gravada a frase “in servitio omnium” (a serviço de todos), escolhida pessoalmente por Rei em seu discurso de posse.