Revista Poder

Mercadante afirma que o BNDES desempenhará um papel crucial no financiamento da transição energética da Petrobras

Aloizio Mercadante || Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, comunicou na quarta-feira que uma das principais missões da instituição é apoiar o processo de transição energética da Petrobras. Além disso, o BNDES tem a meta de oferecer financiamento aos fornecedores da indústria de petróleo e gás que participam da exploração da Margem Equatorial brasileira, uma área que é reconhecida como a vanguarda do setor no Brasil, abrangendo a costa norte do país, com partes nos estados do Amapá, Pará, Maranhão e parte do Ceará.

Mercadante ressaltou que, ao longo de mais de uma década, o BNDES concedeu aproximadamente 78 bilhões de reais em financiamento à Petrobras, abrangendo projetos que incluem navios, gasodutos, refinarias, embarcações de apoio, entre outros.

O Ministro afirmou: “O papel crucial do BNDES é apoiar a transição energética da Petrobras”, durante sua participação em um evento do banco sobre transição energética, mencionando possíveis projetos, como usinas eólicas no mar e produção de hidrogênio verde, áreas que estão sendo estudadas pela petroleira. O banco, que detém participação acionária na estatal por meio da BNDESPar, recebeu mais de 20 bilhões de reais em dividendos da Petrobras no ano passado, conforme destacou o executivo.

 

Sair da versão mobile