Revista Poder

Arthur Lira

Arthur Lira || Crédito: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), assumirá a presidência do P20 (Presidentes de Parlamento do G20) durante a 9ª cúpula do grupo, realizada em Nova Délhi, na Índia, no sábado (14). Lira substitui o líder da Câmara dos Deputados da Índia, Om Birla, em uma cerimônia oficial que marcará o início de seu mandato na presidência do P20.

A comitiva oficial que acompanhou o presidente da Câmara dos Deputados brasileiro inclui vários outros membros do Congresso Nacional. Os deputados federais que viajaram para a Índia juntamente com Arthur Lira são: Daniel Almeida (PC do B-BA); Zeca Dirceu (PT-PR); André Figueiredo (PDT-CE); Fábio Macedo (Podemos-MA); Elmar Nascimento (União Brasil-BA); e Luís Tibé (Avante-MG).

A comitiva partiu de São Paulo no dia 9 de outubro e, após a cúpula em Nova Délhi, seguirá para a China, onde se reunirão com políticos e empresários locais. Essa viagem foi realizada a convite do presidente da Assembleia Nacional da China, Zhao Leji, e abrange uma série de compromissos em Xangai, entre 16 e 18 de outubro, e em Pequim, de 19 a 21 de outubro, onde também visitarão a Assembleia Nacional chinesa. O retorno da comitiva ao Brasil está previsto para o dia 22 de outubro.

Arthur Lira, agora à frente do P20, terá um papel crucial na liderança das discussões e tomadas de decisões entre os presidentes de Parlamentos dos países membros do G20, que representam algumas das maiores economias e nações do mundo. O Brasil assumirá a presidência do G20 no dia 1º de dezembro, reforçando ainda mais seu papel na arena internacional.

Sair da versão mobile