O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, lançou o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e o Plano de Ação na Segurança em Mato Grosso. O objetivo é reforçar a segurança e prevenir a violência de gênero no estado. O evento contou com a presença do governador Mauro Mendes.
O governo federal investirá R$ 87 milhões, incluindo R$ 16 milhões para construir a Casa da Mulher Brasileira em Cuiabá. Também serão destinados recursos ao Fundo Nacional de Segurança Pública e à Operação Escola Segura, além de um centro de treinamento para polícias estaduais e equipamentos para o sistema penitenciário. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) doará 52 viaturas para uso no estado.
Flávio Dino enfatizou a importância de combater o crime nas regiões de fronteira e o tráfico internacional de drogas, considerando Mato Grosso estratégico para isso. Além disso, o ministro autorizou a construção da Casa da Mulher Brasileira em Cuiabá, onde serão oferecidos vários serviços para mulheres vítimas de violência. Dez viaturas serão dedicadas à Patrulha Maria da Penha. Também foi mencionado um programa de investimentos em equipamentos para a região de fronteira, incluindo helicópteros, viaturas e armamentos, com apoio do BNDES.
O Pronasci 2, lançado em março, foca em políticas de segurança pública com cidadania, combate ao racismo estrutural, violência de gênero, formação para agentes de segurança, apoio às vítimas da criminalidade e cidadania por meio do trabalho e ensino para presos e egressos, incluindo a construção de casas da mulher brasileira e fortalecimento das patrulhas Maria da Penha.