O protótipo do primeiro carro totalmente elétrico da Ferrari NV é esperado por toda indústria automobilística. O CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, compartilhou seu entusiasmo durante uma entrevista à Bloomberg Television.
A empresa italiana, conhecida por seus motores de alto desempenho, está ingressando em uma nova era com este projeto. Vigna testou o protótipo em uma localização secreta na Itália e compartilhou sua satisfação com a experiência, mantendo o suspense sobre os detalhes técnicos.
O CEO destacou a determinação da Ferrari em abraçar as mudanças tecnológicas e a eletrificação, observando a criatividade que permeia a empresa, desde a fábrica até os departamentos de pesquisa e desenvolvimento.
A transição da montadora para veículos elétricos já está em andamento, com híbridos representando uma parte significativa das entregas recentes. Isso sugere que a demanda por veículos eletrificados da Ferrari pode superar as projeções iniciais. A empresa havia estimado que os híbridos comporiam cerca de 55% de sua linha até 2026, mas os números atuais mostram uma adoção mais rápida.
“Há um grande entusiasmo, muita energia, engenhosidade na fábrica e na tecnologia, em P&D – todos estão comprometidos”, disse Vigna à Bloomberg. “Posso dizer isso: vai ser único, será um verdadeiro Ferrari.”
Sob a liderança de Vigna desde setembro de 2021, as ações da Ferrari listadas na bolsa de Milão tiveram um aumento notável, tornando-se o destaque no índice Euro Stoxx Automobiles & Parts, que teve um desempenho menos favorável durante o mesmo período.
Enquanto a indústria automobilística enfrenta a transição para veículos elétricos, a Ferrari e outras montadoras de baixo volume, como a Lamborghini, desfrutam de isenções de regulamentações de emissões mais rigorosas em algumas jurisdições, como a Europa. Além disso, estão explorando alternativas, como o uso de combustíveis sintéticos, para manter os motores a combustão funcionando.
A Ferrari escolheu um fornecedor estratégico para as células de bateria, mantendo em sigilo sua identidade, baseando a decisão na competência e no cronograma do fornecedor para desenvolver tecnologias inovadoras.
Internamente, a Ferrari assumirá a responsabilidade pela produção de pacotes de bateria, motores, eletrônicos e montagem do veículo elétrico. O processo de desenvolvimento do protótipo será minucioso, passando de testes iniciais para protótipos refinados, culminando no lançamento do produto final daqui a dois anos.
A Ferrari está construindo uma nova fábrica em Maranello, Itália, onde sediará a produção de supercarros híbridos e elétricos, com previsão de conclusão em junho de 2024. A estreia deste modelo está prevista para o final de 2025, e o mundo automobilístico está ansioso para ver como a Ferrari redefine o conceito de supercarro no século XXI.