Revista Poder

Ferrari desenvolve protótipo de seu primeiro carro totalmente elétrico

Benedetto Vigna, CEO da montadora, está ansioso pela chegada da Ferrari NV, um dos modelos mais aguardados na história do automobilismo

Crédito: CC/Unsplash

O protótipo do primeiro carro totalmente elétrico da Ferrari NV é esperado por toda indústria automobilística. O CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, compartilhou seu entusiasmo durante uma entrevista à Bloomberg Television.

A empresa italiana, conhecida por seus motores de alto desempenho, está ingressando em uma nova era com este projeto. Vigna testou o protótipo em uma localização secreta na Itália e compartilhou sua satisfação com a experiência, mantendo o suspense sobre os detalhes técnicos.

O CEO destacou a determinação da Ferrari em abraçar as mudanças tecnológicas e a eletrificação, observando a criatividade que permeia a empresa, desde a fábrica até os departamentos de pesquisa e desenvolvimento.

A transição da montadora para veículos elétricos já está em andamento, com híbridos representando uma parte significativa das entregas recentes. Isso sugere que a demanda por veículos eletrificados da Ferrari pode superar as projeções iniciais. A empresa havia estimado que os híbridos comporiam cerca de 55% de sua linha até 2026, mas os números atuais mostram uma adoção mais rápida.

“Há um grande entusiasmo, muita energia, engenhosidade na fábrica e na tecnologia, em P&D – todos estão comprometidos”, disse Vigna à Bloomberg. “Posso dizer isso: vai ser único, será um verdadeiro Ferrari.”

Sob a liderança de Vigna desde setembro de 2021, as ações da Ferrari listadas na bolsa de Milão tiveram um aumento notável, tornando-se o destaque no índice Euro Stoxx Automobiles & Parts, que teve um desempenho menos favorável durante o mesmo período.

Enquanto a indústria automobilística enfrenta a transição para veículos elétricos, a Ferrari e outras montadoras de baixo volume, como a Lamborghini, desfrutam de isenções de regulamentações de emissões mais rigorosas em algumas jurisdições, como a Europa. Além disso, estão explorando alternativas, como o uso de combustíveis sintéticos, para manter os motores a combustão funcionando.

A Ferrari escolheu um fornecedor estratégico para as células de bateria, mantendo em sigilo sua identidade, baseando a decisão na competência e no cronograma do fornecedor para desenvolver tecnologias inovadoras.

Internamente, a Ferrari assumirá a responsabilidade pela produção de pacotes de bateria, motores, eletrônicos e montagem do veículo elétrico. O processo de desenvolvimento do protótipo será minucioso, passando de testes iniciais para protótipos refinados, culminando no lançamento do produto final daqui a dois anos.

A Ferrari está construindo uma nova fábrica em Maranello, Itália, onde sediará a produção de supercarros híbridos e elétricos, com previsão de conclusão em junho de 2024. A estreia deste modelo está prevista para o final de 2025, e o mundo automobilístico está ansioso para ver como a Ferrari redefine o conceito de supercarro no século XXI.

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