Podem não ter viralizado com a força de um clipe de Anitta ou de uma gafe de fundador de fintech, mas dois exemplos recentíssimos mostram que o serviço público, governo federal incluído, está começando a dominar a arte de se mostrar relevante nas redes sociais.
Relevante, bem entendido, no sentido de exposição acentuada, bem acima dos patamares médios normais.
Na quarta (20), a Embratur foi rápida, muito rápida mesmo, para pegar um “talk of the town” e transformá-lo a seu favor. O assunto do dia era a declaração da cantora Luísa Sonza de que havia sido traída por seu ex-namorado, Chico Moedas. Ela foi transmitida em rede nacional pela TV Globo.
E o assunto ganhou uma resposta inteligente momentos depois, pelas redes sociais da Embratur. “Quer ver um Chico que não decepciona? O Rio São Francisco! Além de abastecer 7 estados, sendo essencial para a qualidade de vida de muitos brasileiros, o Chico ainda promove o turismo sustentável e ecoturismo, aquecendo a economia do nosso Brasil. Não tem como não amar, né?”, postou o órgão de promoção turística no ex-Twitter, com foto aérea de uma das curvas do “Velho Chico”.
O próprio Riq Freire, melhor jornalista de turismo do Brasil, inseriu comentário no post, elogiando a rapidez da rapaziada.
Quer ver um Chico que não decepciona? O Rio São Francisco!
Além de abastecer 7 estados, sendo essencial para a qualidade de vida de muitos brasileiros, o Chico ainda promove o turismo sustentável e ecoturismo, aquecendo a economia do nosso Brasil. Não tem como não amar, né? 😍 pic.twitter.com/gOomF2AtTN
— Embratur 🇧🇷 (@EmbraturBrasil) September 20, 2023
Antes, uma paródia a um comercial do carro Bentley, que explora, sem medo de objetificar a mulher, a sensualidade de um modelo da marca, ganhou as redes da CPTM. A companhia de trens metropolitanos paulista mostrou as mesmas situações da marca de luxo aplicadas a suas composições ferroviárias. Um homem fazia as vezes da sensual modelo caucasiana. Ficou divertidíssimo.
No Instagram, essa postagem, feita no fim de semana, já recebeu 800 mil curtidas e foi visualizada 8 milhões de vezes – escala dez vezes maior do que outro “reel” recordista, sobre comportamento no trem.
A CBN já havia falado disso na quarta-feira (20) e nesta quinta-feira a Folha de S.Paulo também se rendeu ao “viral”, comentando o assunto e mostrando quem está por trás do feito na CPTM.
Um comentário postado no reel Bentley/CPTM definiu tudo: “Bora CPTM ! Te vejo às 17:00”