Foram definidas as empresas que participarão da seção brasileira do programa 4 Day Week, que, autoexplicativo, estimula empresas a manterem uma rotina de trabalho de apenas quatro dias úteis. Companhias de portes médio e pequeno participam, totalizando 400 funcionários (20, na média).
Há empresas baseadas em quatro estados: São Paulo, Rio, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e o piloto que começa ainda este ano já foi testado em outros países como Reino Unido, Portugal e Nova Zelândia. Os resultados são relatados e tabulados segundo padrões estabelecidos pela consultoria Reconnect Happiness at Work com auxílio da brasileira Fundação Getulio Vargas e do estadunidense Boston College.
Uma das listadas, a Vockan, já adota a semana curta desde novembro de 2022. Fabricio Oliveira disse à revista Forbes que a implantação ajudou na “atratividade” da companhia. O turnover voluntário, segundo ele, agora é zero. Com base nos resultados já aferidos em outros países, estima-se que a semana de 4 dias implica 42% menos demissões e, segura essa, aumento de 36% de receita no primeiro ano de implantação.
PODER falou com Anna Angotti e Claudia Carmello, sócias da agência de comunicação full service PiU Comunica, composta hoje por 20 colaboradores. “A proposta da 4 Day é muito promissora: desenvolver um método mais inteligente de trabalhar e com isso prover um dia para as pessoas cuidarem das suas vidas, descansarem a mente, fazerem o que gostam”, disse Claudia.
Ela seguiu:
“Nossa expectativa é que estejamos mais engajados e com a cabeça mais saudável pra trabalhar com mais qualidade, fazer entregas melhores e estarmos mais equilibrados na vida.”
Para Anna, a PiU nunca foi adepta de “jornadas extensas que acabaram se normalizando no mercado criativo”, mas sempre quis mais do que só “manter um ambiente de respeito dentro da agência”. “A gente precisa construir um novo jeito de trabalhar.”