O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, teve grande destaque no começo do mandato de Lula 3, ao ver-se subitamente no centro do noticiário por conta dos atos de 8 de janeiro; e assim seguiu com os atentados às escolas públicas e com as aparições estelares no parlamento, oferecendo ironia e mordacidade a seus interlocutores e viralizando nas redes sociais.
Houve “ups” e “downs” ao longo desses sete meses e meio, como o recuo no pacote das fake news e a entrega aos deputados do pacote que disciplinava o comércio de armas e criava punições mais severas para crimes contra agentes do estado, na esteira da confusão com o ministro do STF Alexandre de Moraes no aeroporto de Roma.
Tudo isso para dizer que nesta quarta (16), a Folha de S.Paulo publicou que Lula estava irritado com seu ministro por conta de operação da Polícia Federal ocorrida no mesmo dia do lançamento do PAC 3, na sexta (11). Os aspones de Lula foram rápidos para dizer, por meio da conta do ex-Twitter do presidente, que a notícia era fantasiosa.
No meio da tarde, presidente e ministro fizeram questão de posar juntos para fotos mostrando que eram só amor.