Revista Poder

Almoço celebra 29 anos do Plano Real e homenageia FHC

Andrea Matarazzo, FHC e Celso Lafer || Crédito: Reprodução/Twitter

O almoço, ocorrido no restaurante francês La Casserole e organizado por Andrea Matarazzo na segunda-feira (7), reuniu personalidades cruciais para o sucesso do Plano Real, que completou 29 anos em julho, e para o progresso econômico do Brasil. A presença mais aguardada foi a do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ministro da Fazenda do governo Itamar Franco durante o lançamento da atual moeda brasileira em 1994. Apesar dos 92 anos e adversidades recentes de saúde, ele se juntou a economistas e políticos que moldaram um período de estabilidade econômica e um marco na história financeira do país.

O encontro reuniu cerca de 60 pessoas e homenageou o ex-presidente FHC. Outros “pais e padrinhos” do Plano Real marcaram presença, como os economistas Pérsio Arida e André Lara Resende. Ex-ministros, ex-parlamentares e figuras de destaque que desempenharam papéis cruciais durante o período de transição da moeda, como Michel Temer, Nelson Jobim, José Serra, Aloysio Nunes, Jorge Bornhausen, Celso Lafer e José Roberto Mendonça de Barros, também estiveram presentes.

Nas redes sociais, o ex-ministro e ex-vereador Andrea Matarazzo compartilhou o encontro.

O Plano Real se destacou como uma política bem-sucedida, introduzindo uma nova moeda e alcançando a estabilização econômica, combatendo eficazmente a inflação que afligia o Brasil por quase duas décadas. Ele representou o ápice da administração tucana, proporcionando ao PSDB seus momentos mais gloriosos na esfera política, culminando na eleição de 99 deputados federais pelo partido em 1998.

Sair da versão mobile