Fundado pelo casal Chitra e Roman Stern, o Grupo Martinhal conquistou reconhecimento nacional e internacional ao longo de mais de duas décadas de história no mercado hoteleiro e único conglomerado empresarial em Lisboa focado no segmento familiar.
Em conversa com PODER Online, Chitra Stern fala sobre os empreendimentos em Lisboa que combinam hotel de luxo e branded residences.
PODER Online – Como nasceu o conceito do hotel de luxo para família?
CHITRA STERN – Entre 2002 e 2010, época em que estávamos envolvidos com o projeto e a abertura do Martinhal Sagres, Roman e eu tivemos nossos filhos. Na época, ao olhar para o mercado hoteleiro identificamos que havia uma oportunidade de diferenciação, uma vez que os empreendimentos de luxo não eram acolhedores para as famílias, e que os recomendados para famílias com crianças não ofereciam qualidade e sofisticação para os pais.
Decidimos, então, criar um projeto que combinasse luxo, design e alta gastronomia, mas que também fosse acolhedor para crianças. Foi assim que nasceu a marca Martinhal, que assegura férias requintadas tanto para os pais quanto para seus filhos.
PODER Online – Como o Grupo enxerga o mercado brasileiro? Vocês pretendem abrir algum empreendimento no país?
CS – Esse é um mercado de muita importância para nós, já que recebemos muitas famílias brasileiras nas unidades de Lisboa e do Algarve. Esses hóspedes aprovam todos os serviços oferecidos para seus filhos – kids club, babysitting e o baby concierge, que disponibiliza vários itens para bebês, tornando a viagem familiar muito menos complicada.
O fato de termos unidades em destinos diferentes também é um atrativo para famílias brasileiras interessadas em conhecer localidades diferentes em Portugal, contando sempre com muita segurança e os serviços de alto padrão que oferecemos.
O Martinhal Chiado e o Martinhal Oriente, em Lisboa, oferecem apartamentos com serviços de hotel totalmente equipados para estadias curtas ou longas. O Martinhal Oriente inclui o Martinhal Residences, que tem setenta apartamentos de luxo destinados à habitação permanente, ideais para quem deseja desfrutar dos serviços de hotel no dia a dia.
Quanto a abrir um Hotel Martinhal no Brasil, ainda não há planos nesse sentido. Atualmente, a prioridade é consolidar e expandir os empreendimentos em Portugal, mas as famílias brasileiras que se hospedam conosco continuam sendo uma prioridade para nós. Em todo o caso, não descartamos a possibilidade de abrir um empreendimento no Brasil.
PODER Online – Como surgiu a ideia de ingressar no segmento de educação com a escola e quais são os planos do grupo para esse novo empreendimento e para o setor educacional?
CS – A United Lisbon International School nasceu quando fiz parte de uma iniciativa do governo português chamada Portugal In que tem o objetivo de atrair investimentos estrangeiros para o país.
Durante esse trabalho pro bono, percebi que havia uma carência de ensino internacional no centro de Lisboa, algo essencial para atrair empresas estrangeiras. A maioria das escolas internacionais ficava fora da cidade.
Na época, surgiu uma oportunidade para adquirir e remodelar um edifício com uma localização fantástica em Lisboa. Roman e eu decidimos, então dar uma nova vida ao prédio, trabalho feito em parceria com o arquiteto Capinha Lopes, e criar uma escola de renome mundial: a United Lisbon.
Essa escola é apenas a primeira peça de um projeto maior, o United Lisbon Education Hub, que prevê o desenvolvimento de um ecossistema voltado para a educação e a inovação. Planejamos remodelar e construir um destino único, ao lado da escola, onde serão criadas sinergias entre empresas e instituições de ensino com foco no futuro da educação e nos desafios emergentes.