Revista Poder

Dubai revoluciona mobilidade sustentável com ciclovia de 93 km climatizada

Projeto "The Loop" || Crédito: Divulgação/URB

Dubai está empenhada em transformar sua paisagem urbana e promover a mobilidade sustentável com o ambicioso projeto “The Loop“. A ciclovia de 93 km, equipada com um sofisticado sistema de ar-condicionado, oferecerá aos mais de três milhões de residentes da cidade uma opção saudável de transporte, priorizando a caminhada e o ciclismo. Com o objetivo de se tornar a cidade mais conectada do mundo a pé ou de bicicleta, Dubai pretende incentivar mais de 80% de sua população a utilizar a bicicleta como meio de transporte diário até 2040.

Liderado pela URB, uma empresa global especializada em desenvolvimento de cidades sustentáveis, a ciclovia pretende estabelecer um novo padrão para a infraestrutura inteligente de ciclismo e caminhada. O CEO da empresa, Baharash Bagherian, ressalta a visão empreendedora de Dubai em relação à mobilidade urbana. “Dubai atualmente é predominantemente construída para viagens de carro. Suas principais infraestruturas e redes viárias têm desconectado comunidades em relação à caminhada ou ao ciclismo, portanto, precisamos de uma mentalidade empreendedora para reconectar esses bairros, ao mesmo tempo em que tornamos o ciclismo ou a caminhada o principal meio de transporte durante todo o ano para qualquer parte da cidade.” Ele destaca também que o objetivo é fazer com que mais de 80% da população utilize bicicletas diariamente, inspirando-se em modelos europeus onde a bicicleta e a caminhada já são amplamente adotadas como formas de deslocamento.

Parte da iniciativa “Cidade em 20 minutos”, os 93 km representam uma mudança de paradigma na infraestrutura urbana, passando de uma abordagem centrada no carro para uma centrada nas pessoas. O projeto visa melhorar a qualidade de vida dos residentes, reduzir a poluição do ar e promover um estilo de vida mais ativo e saudável. Além disso, o projeto contará com fazendas verticais para garantir a segurança alimentar da população e utilizará energia 100% renovável, proveniente da energia cinética gerada pelo piso da ciclovia.

O The Loop pode se tornar a primeira infraestrutura de mobilidade ativa desse tipo em qualquer lugar do mundo, com várias comodidades e recursos de sustentabilidade que moldarão o futuro da mobilidade urbana em Dubai e possivelmente além.

Modelos sustentáveis

No dia 27 de abril, foi inaugurado o primeiro telhado solar de ciclovia, em Freiburg, Alemanha. Com uma extensão de 300 metros, o telhado solar é revestido por mais de 900 módulos solares de vidros duráveis e translúcidos da Solarwatt, gerando uma potência máxima de 287 kW. A energia solar será utilizada nos laboratórios e instalações do Instituto Fraunhofer de Sistemas de Energia Solar ISE.

Essa iniciativa destaca o compromisso da Alemanha com as energias renováveis e a transição para uma economia de baixo carbono. O projeto impulsiona a mobilidade sustentável e demonstra a importância da inovação tecnológica no enfrentamento dos desafios climáticos.

“Devemos repensar a fotovoltaica para que possamos integrar mais projetos desse tipo na paisagem urbana. Este projeto piloto mostra como os espaços urbanos podem ter um uso duplo”, disse Heinz-Werner Hölscher, membro do conselho da Badenova.

Sair da versão mobile