Se a realpolitik, ou o “jogo”, como disse Lula, vem obrigando o presidente a aceitar os ditames de um Congresso Nacional conservador, se não reacionário, liderado por Arthur Lira, que se jogue o jogo.
Foi assim que pensaram, imagina-se, um grupo de artistas, Mateus Solano e Thiago Lacerda entre eles, que decidiu, em vídeo publicado nas redes sociais, mostrar seu descontentamento com o esvaziamento dos ministérios do Meio Ambiente e o dos Povos Indígenas.
“A gente elegeu esse governo porque ele se pintou de verde, dizendo para o Brasil e para o mundo que a natureza é o nosso maior patrimônio, e que a floresta em pé tiraria de vez o nosso país do mapa da fome. Mas depois de 100 dias de governo, acabou o clima”, diz na produção a ativista Fê Cortez.
Mateus Solano deu a letra, legendando a postagem em sua conta no Instagram da seguinte maneira: “Sabemos que, do lado de lá, os ruralistas estão fazendo muita pressão no governo para conseguir avançar com seus interesses. Do lado de cá, também temos que aumentar o coro: precisamos ser milhares pedindo ‘Políticas Ambientais FICAM’ para o presidente Lula!”