Revista Poder

Convenções partidárias começam nesta quarta (20) com o isolado PDT

Ciro Gomes deve ser homologado candidato presidencial do partido no primeiro dia desses eventos; MDB cogitou adiar convenção por estar rachado em relação ao nome de Simone Tebet

Ciro, Lula, Bolsonaro e Tebet || Crédito: Reprodução//CartaPlay/Reprodução/YT/Alan Santos/PR/Waldemir Barreto/Agência Senado

É totalmente incorreto dizer que as eleições presidenciais de 2022 começam hoje – elas começaram no dia 1º de janeiro de 2019, mais ou menos. Esta quarta (20), contudo, traz uma simbologia importante para o sistema político brasileiro, com o início das convenções partidárias que irão fazer dos pré-candidatos candidatos ou, por outra, homologar os nomes já postos.

O PDT, partido que talvez tenha ficado mais isolado nos arranjos políticos de 2022, lança nesta tarde, em Brasília, Ciro Gomes como seu candidato presidencial. Ele ainda não tem definido/a seu/sua companheiro/a para a vice-presidência.

Na quinta (21) é a vez do PT, com uma cerimônia esvaziada em São Paulo, enquanto o ex-presidente Lula faz novo périplo pelo Nordeste.

A convenção mais aguardada, contudo, é a do PL e de seu recém-filiado candidato à reeleição Jair Bolsonaro. O feudo, ou melhor, o partido do ex-deputado Valdemar Costa Neto realiza seu evento no ginásio Maracanãzinho, no Rio, para grande público.

Mas como os ingressos (gratuitos) para o evento foram disponibilizados por uma plataforma de ingressos online, diversos antipatizantes de Bolsonaro reservaram lugares, na expectativa de esvaziar a convenção.

O MDB cogitou adiar sua convenção, que será virtual, por estar rachado em relação à manutenção do nome da senadora Simone Tebet (MS) como candidata presidencial.

Os eventos deverão ser transmitidos ao vivo pelas redes sociais dos partidos e dos candidatos.

Veja o jingle carnavalesco de Ciro Gomes chamando para a convenção do PDT nesta quarta (20).

Sair da versão mobile