Revista Poder

Derretendo na B3, Natura convoca Fabio Barbosa para liderá-la

Ex-Santander, executivo presente em “n” conselhos de administração brasileiros não impediu debacle da Editora Abril; mercado reage bem na manhã desta quarta (13)

Fabio Barbosa || Crédito: Reprodução/LinkedIn/Divulgação

Velho conhecido do empresariado nacional, presente em boards de administração de organizações a perder a conta – entre elas Ambev, Endeavor e a própria Natura, Fabio Barbosa foi apresentado nesta quarta (15) como novo homem forte da Natura & Co.

“Após um período de aquisições transformadoras, a complexa integração de seus negócios e processos, a criação de uma visão comum de sustentabilidade, é hora de evoluir”, justificou, em nota, a empresa.

De fato, a empresa fez aquisições, algumas pantagruélicas, como a Avon. Resta saber se transformadoras. É também digna de nota a expressão “hora de evoluir”, uma vez que Barbosa não teve exatamente sucesso ao chefiar a Editora Abril, cuja ida para o vinagre foi acelerada quando o ex-Santander estava no comando, entre 2011 e 2015.

Barbosa já figurava no conselho de administração da Natura, empresa que começou 2022 de maneira conturbada, perdendo R$ 6,6 bi de valor de mercado. Um vazamento de informações anterior à divulgação dos maus resultados do primeiro trimestre ajudou bastante na depreciação.

O vazamento levou à degola do então executivo de Relações com os Investidores, o que não impediu que os papéis da Natura seguissem sua trajetória de derretimento na B3, perdendo quatro vezes seu valor em um ano.

Nesta quarta (15), a reação do mercado à efetivação de Barbosa vem sendo positiva. O papel subia 7,93% até às 12h40.

Sair da versão mobile