Banco Santander, de Sérgio Rial, é processado em R$ 2,5 bi por empresa de mineração Buritirama

Sérgio Rial || Crédito: Divulgação/Arthur Nobre

Mineradora vai à Justiça contra imposições que dificultam conclusão de negócios milionários

Há mais de um ano, uma briga de gigantes chama a atenção do mercado. A mineradora Buritirama fechou recentemente um contrato milionário com o mercado chinês, mas aguarda o desfecho das negociações que estão avançadas em uma medição jurídica no Estado de suas atividades operacionais, o Pará.

No novo processo constam os prejuízos causados pelos bancos à empresa, entre eles, o Santander. Independentemente da situação, a empresa faz questão de mencionar os 3500 empregos mantidos pela Buritirama na região – no mesmo período em que, durante a pandemia, o banco espanhol prometeu segurar, mas acabou demitindo 3 200 funcionários e fechando agências bancárias.

 

Quem é a Buritirama Mineração / Buritipar?

Buritirama Mineração é controlada por João José Oliveira de Araújo , jovem empresário brasileiro,  responsável pelo processo de expansão e internacionalização,  de uma das principais empresas de mineração da América Latina, onde é Presidente do Conselho de Administração. Fundador do Grupo Buritipar que hoje conta com mais de 8 empresas nos setores de mineração, metalúrgica , tecnologia, logística e agronegócio.

Quem é o Santander?

O banco faz parte do Grupo Santander, que foi fundado na Espanha em 1857, mas chegou ao Brasil somente em 1957, por meio de um contrato operacional com o Banco Intercontinental do Brasil S.A. Atualmente, o Santander é o terceiro maior banco privado do país e atua nos segmentos de varejo e atacado. Possui cerca de 3 mil agências com um lucro líquido de 12.9 milhões de reais em 2022.

 

Foto/ Divulgação: João Araújo, controlador da Buritirama / Buritipar