Revista Poder

Imagem ambiental brasileira pode sofrer novo abalo com desaparecimento de jornalista inglês

Dom Phillips e Bruno Pereira || Crédito: Reprodução/Twitter/Divulgação/Funai

É difícil conseguir piorar a imagem do país na pauta ambiental nos anos de Jair Bolsonaro, mas um desfecho pessimista para o desaparecimento do jornalista inglês radicado no Brasil Don Phillips, colaborador do jornal britânico The Guardian, pode jogar ainda mais gasolina, ou correntões, na queimada.

Philips, prolífico stringer — jargão jornalístico para colaborador estrangeiro — do Guardian, está desaparecido na região amazônica, na região fronteiriça com o Peru, junto com o indigenista Bruno Araújo Pereira.

A informação foi divulgada nesta segunda (6) pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, cujas lideranças esperavam pelo retorno dos dois à cidade de Atalaia do Norte no domingo (5).

Phillips havia recebido ameaças por realizar seu trabalho na região, algo que já parecia ser comum no dia-a-dia de Pereira. As ameaças costumam partir de mineradores e invasores de terra. O jornal The Guardian revelou que o colaborador também trabalhava num livro sobre a Amazônia com patrocínio da Fundação Alicia Patterson.

Sair da versão mobile