Revista Poder

Governadores ignoram Bolsonaro em sua pantomima nordestina

Jair Bolsonaro e Paulo Câmara || Créditos: Alan Santos/PR/Reprodução

Jair Bolsonaro vem tentando dar repercussão a seu roadshow pelo Nordeste, região onde enfrenta sua maior rejeição. Ao viajar para Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará para inaugurar obras tributárias da transposição do rio São Francisco, ele tenta capitalizar projeto associado desde sempre a Lula – que o idealizou e iniciou quando presidente.

Ocorre que Bolsonaro não tem aliados entre os governadores locais e não foi capaz de produzir uma relação respeitosa com eles, razão pela qual suas viagens a tantos estados são ignoradas pelos executivos locais.

Tanto o pessebista Paulo Câmara, governador de Pernambuco, como seus homólogos Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Camillo Santana (Ceará), estes do PT, não só deixam de acompanhar as pantomimas federais como as ignoram em suas redes sociais.

Nenhum desses três governadores fez qualquer alusão no Twitter às atividades claramente dignas de campanha eleitoral do presidente. A última menção a Bolsonaro foi feito por Câmara, sexta passada (4), ao rebater a forma como o presidente vem tratando os nordestinos. Num fio curto, escreveu:

“O presidente Bolsonaro já se referiu aos brasileiros do Nordeste como Paraíbas, cabeçudos e, agora, Paus-de-arara. Essa reiterada prática de repetir estigmas e preconceitos só contribui para manter o país dividido e ampliar a cortina de fumaça em torno de um governo (+) que desmontou políticas públicas, desdenhou de milhares de mortes pela covid-19 e trouxe de volta a inflação, aumentando as desigualdades. Respeite o povo do Nordeste.”
Sair da versão mobile