Revista Poder

Mercado de diamantes tem forte recuperação e surpreende produtores e varejistas

Relatório anual constata que as receitas no segmento atingiram 62% em 2021, com um salto de 29% nas vendas em relação a 2020

Inúmeras empresas passaram – algumas ainda passam – por sérias dificuldades por conta do encolhimento do mercado na pandemia que se estende por dois longos anos. Mas, o varejo de joias com diamantes não tem do que reclamar. Pelo contrário. O relatório anual encomendado pela Bain & Co. e pelo Antwerp World Diamond Centre constatou que as receitas no segmento de mineração de diamantes atingiram 62% em 2021, um ganho de 13% em relação a 2019, enquanto a área de corte e polimento cresceu 55% no último ano, 16% acima dos níveis pré-pandemia.

As vendas deram um salto de 29% no ano passado e 11% se comparado a 2019, confirmando uma “recuperação espetacular” para a indústria dessas pedras, que teve uma queda de 14% em 2020 em meio ao fechamento de lojas, cancelamentos de casamentos e restrições de viagens por causa da Covid. “A indústria experimentou uma recuperação e um boom em uma velocidade inesperada, o que pegou a todos de surpresa”, comenta Olya Linde, sócia da prática de energia e recursos naturais da Bain e autora do relatório, ao site WWD.

Ela credita isso ao aumento nas compras de joias com diamantes em 2021, impulsionada pelo Ano Novo Chinês e pelo Valentine’s Day, e ganhando força no segundo semestre com a temporada de festas. A expectativa é que a demanda por joias com diamantes e o comércio de diamantes brutos continue a crescer em 2022. “O mercado prevê uma forte temporada de festas – fortalecendo a confiança do consumidor nos principais mercados – e oferta limitada de diamantes brutos”, diz Linde. “Espera-se que o mercado demonstre um crescimento superior ao período pré-pandemia e retorne ao ritmo de crescimento histórico até 2023-24.”

Os EUA registraram os mais altos níveis de crescimento nas vendas de joias com diamantes no ano passado, 38% em relação a 2020 e 23% em relação a 2019. O relatório creditou pacotes de estímulo econômico, aumento do número de empregos, do mercado de ações e altos níveis de vacinação, que recuperaram a confiança do consumidor.

As vendas digitais também sustentaram o aumento de 19% nas vendas de joias com diamantes na China em 2021, quando os varejistas apostaram no online e promoveram joias nas redes sociais. “As negociações transmitidas ao vivo em redes sociais, como Weibo e TikTok, apoiaram o crescimento; joias representaram 20% das receitas de vendas de transmissão ao vivo”, observa o relatório.

 

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