Revista Poder

Governistas labutam nas férias para limpar a barra do ministro do Meio Ambiente

Joaquim Leite || Crédito: Iza Bruzaca/MMA

Parecia que não ia acontecer nunca, mas, sim, deputados da base governista têm ido a Brasília em pleno recesso do legislativo. O motivo? Tentar salvar a pele do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, para que ele não precise dar explicações ao Congresso sobre o desmatamento no cerrado.

A necessidade de se intensificar o corpo a corpo ocorre logo após a convocação do ministro da Saúde, que dará explicações aos congressistas na primeira semana de expediente, em fevereiro.

No MMA, o problema é o seguinte: alegando falta de verba, Leite mandou cortar a medição do desmatamento o cerrado. Colocou isso bem pequeno em um ofício enviado ao Planalto e aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro, que já sabia.

Pegaria muito mal para o governo retirar uma coisa tão básica quanto o acompanhamento das queimadas no Centro-Oeste, por exemplo, algo que é medido para que os governadores saibam como agir durante as crises, normalmente entre junho e julho, quando a região tem temperaturas mais altas.

Em dezembro, época de chuva, um incêndio destruiu a Casa Maaya, baladinha em que os filhos de Bolsonaro, Jair Renan, e do governador Ibaneis Rocha, Caio Barros, estavam semanalmente. É para evitar coisas assim que serve a medição.

Sair da versão mobile