Revista Poder

Nubank se une à maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo

O Pacto Global da ONU contribui para ampliar o envolvimento de empresas com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área

O Nubank acaba de se tornar membro da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, dos dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a assinatura, o banco que é uma das maiores plataformas digitais de serviços financeiros do mundo, reforça seu compromisso com a governança e responsabilidade socioambiental.

Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global da ONU também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda. “A nossa adesão ao Pacto Global é mais um passo importante e reforça nosso compromisso e atuação em ESG,” diz Christianne Canavero, diretora de ESG do Nubank.

A executiva completa ainda que, com mais de 48 milhões de clientes no Brasil, Colômbia e México, o banco digital busca atuar de forma integrada com fatores socioambientais de forma transversal, mantendo a transparência e eficiência: “A participação do setor financeiro é fundamental para a construção e alcance dos ODS. Somente com união vamos conseguir fazer realmente a diferença. Estamos no momento da ação e por isso todas e todos nós precisamos e devemos fazer as nossas partes. O setor privado brasileiro tem cada vez mais percebido a importância dessa agenda”, afirma Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

“A área de ESG continua a evoluir e, ao aderir ao Pacto, a troca de experiências no mundo todo acelera esse processo de consolidação dentro de parâmetros sustentáveis não apenas no Brasil, mas globalmente de maneira a acelerar e refinar esses processos para garantir benefícios para nossos colaboradores, clientes e a sociedade”, comenta Christianne.

Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e dá aos membros acesso a ferramentas que contribuem para ampliar o envolvimento de empresas com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área. Com mais de 17 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com mais de 1.500 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo.

Sair da versão mobile