Revista Poder

Corte britânica determina indenização bilionária a ex-esposa de emir de Dubai

Princesa Haya bint al-Hussein abandonou emirado temendo pela vida; decisão levou em consideração custos de segurança, além da criação dos dois filhos do casal

Haya Bint Al-Hussein e Emir de Dubai || Crédito: TMF95/World Economic Forum

No que já é conhecido como uma das decisões de divórcio mais vultosas do mundo, o emir de Dubai, xeque Mohammed bin Rashid al-Maktoum, terá de pagar à princesa Haya bint al-Hussein, que foi sua sexta esposa, cerca de US$ 730 mi  – algo como R$ 4 bi.

Na decisão, outorgada por uma corte no Reino Unido, o juiz levou em consideração, além dos custos para a manutenção dos dois filhos do casal – de 9 e 14 anos –, custos de segurança da princesa até o fim de sua vida. O negócio é sério: cerca de 45% da dívida tem de ser quitada, segundo o veredicto, nos próximos três meses.

A princesa deixou o marido em 2019, dizendo “temer por sua vida”. Filha do falecido rei Hussein, da Jordânia, Haya é meia-irmã do rei Abdullah II, e abandonou Dubai por se dizer pressionada pela família real por supostamente saber fatos desabonadores em relação à princesa Latifa, filha de Mohammed que tentou deixar o emirado e foi impedida pelo pai.

Sair da versão mobile