Revista Poder

Inapetente para a vida pública, 04 não se candidata enquanto pai for presidente

Legislação não permite que filhos de mandatário da República disputem eleições, exceto se já tiverem cargos; Jair Renan teria função no natimorto Aliança pelo Brasil

Renan Bolsonaro || Crédito: Reprodução Instagram

Por onde anda Jair Renan Bolsonaro? O filho 04 do presidente da República nunca demonstrou interesse em seguir na vida pública. A ele foi prometido um carguinho na estrutura do Aliança Pelo Brasil, a sigla que jamais saiu do papel – e jamais sairá, agora que Bolsonaro se filiou ao PL e assim oficializou sua subordinação total ao Centrão.

Talvez Renan faça algo no PL.

É fato: pela legislação, Renan Bolsonaro não pode se candidatar a nada enquanto seu pai for presidente da República. Os outros filhos só podem se candidatar para o mesmo cargo que já estão. Dudu não pode ser senador, por exemplo.

Trata-se de um dispositivo muito particular e pouco falado na República, que ainda não tinha uma família completa envolvida na política.

“Isso foi criado para evitar que filhos tenham vantagem no palanque de um pai presidente, por exemplo. E era uma coisa que nem passava pela cabeça dos políticos. Antigamente, o filho de um presidente preferia sair da política, caso estivesse nela, para evitar a contaminação pelo governo do pai. Mas isso foram outros tempos, o bolsonarismo ainda não existia”, explica Filipe Marques, professor de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB).

Sair da versão mobile