Revista Poder

Deputados se mexem para incrementar times digitais

Luis Miranda e Kim Kataguiri || Crédito: Najara Araújo/Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Não há como participar de uma campanha eleitoral vitoriosa sem um bom time de redes sociais. A hipótese, ficou mais do que provada em 2018 – ainda que a casa da Mãe Joana que era o Facebook/WhatsApp em seu fazer de vista grossa, ou vista nenhuma, para as fake news tenha ajudado um muito.

Por isso, alguns deputados estão incrementando suas equipes.  Casos de Luís Miranda (DEM-DF) e Kim Kataguiri (DEM-SP), dois deputados extremamente populares na internet e que seguem buscar ali o melhor dividendo.

No gabinete de Luís Miranda, o time tem duas pessoas. O de Kim tem ao menos quatro, que são incumbidas de fazer memes e publicidade das atividades parlamentares do chefe.

Dinheiro, como se sabe, não é problema: a Câmara disponibiliza mais de R$ 100 mil por mês para gastos como esse, na cota parlamentar.

Como a campanha eleitoral ainda não começou e, teoricamente, tudo o que é divulgado pelo time de redes dos deputados se refere unicamente aos mandatos, tudo bem. A dinâmica muda em abril, quando os gastos de quem pretende se reeleger passam a ser pagos com verbas do Fundo Eleitoral.

Sair da versão mobile