O jornal espanhol El País trouxe em sua principal versão – para a Espanha – texto de editorial em que afirma que “o tempo dá razão a Lula”. Segundo os editorialistas do diário, o tempo dá razão ao ex-presidente por que ele “sempre proclamou sua inocência e sua confiança nos tribunais brasileiros e sempre se considerou vítima de uma perseguição judicial” .
O diário ainda afirma que Lula lidera “com folga” as pesquisas da corrida eleitoral de 2022, mas que só com os votos da esquerda “é improvável que bata Bolsonaro”. “Lula necessita forjar uma ampla aliança”, segue o texto.
Por fim, o El País diz que mesmo os brasileiros arrependidos de terem sufragado Bolsonaro em 2018 não necessariamente apoiarão o PT. O periódico sustenta que Lula tem contra ele “receio de boa parte da elite e dos meios de comunicação”.
“Ao longo de sua carreira, Lula, demonstrou ser um bom estrategista, e deverá jogar com cuidado para construir uma coalizão que dilua os temores que ainda suscita e [consiga] reunir força para converter a presidência do populista de extrema-direita Jair Bolsonaro num pesadelo passageiro”, conclui o editorial.
O presidente republicou o editorial em sua conta do Twitter por volta de 10h30.