Revista Poder

Na encruzilhada, Kátia Abreu considera novo termo no Senado ou vaga para TCU

Katia Abreu || Crédito: Roque de Sá/Agência Senado

Situação e oposição concordam que a melhor pessoa para substituir o ministro do TCU Raimundo Carreiro é a chada “demolidora de ministros” Kátia Abreu, a senadora do PP do Tocantins. A vaga é a única reservada ao Senado e teria sido prometida a Antonio Anastasia (PSD-MG).

Carreiro, que tem idade para se aposentar mas ainda poderia continuar na Corte por mais três anos antes de sair compulsoriamente, tem dito a aliados que sairia para beneficiá-la. Se Kátia quisesse um novo termo na Casa Alta, teria de disputar as eleições em 2022.

Um cargo de ministro do TCU é o melhor dos mundos: salário gordo, equipe disponível, vitaliciedade e status. Significaria também, neste caso, o bye bye à vida pública — que Kátia adora.

Eis o problema: a senadora tem buscado apoio entre os colegas, que estão bastante abertos, mas ainda não tem certeza absoluta sobre o fim da carreira política.

Kátia Abreu tem boas amizades com ministros do TCU, inclusive com a toda-poderosa presidente Ana Arraes e com o vice, Bruno Dantas.

Se deixar mesmo o Senado, a audiência dos entusiastas da política nacional ficarão órfãos. Cenas como a de abril de 2021, quando Kátia destruiu o ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, never more.Ka

Sair da versão mobile