Revista Poder

Economista Alexandre Schwartsman manda a real sobre a situação econômica do país em live de PODER

Entender o atual cenário econômico do Brasil não é para fracos, nem para leigos. Por essas e outras, na live desta sexta-feira, 15, no Instagram da PODER, Joyce Pascowitch conversou com o professor e economista Alexandre Schwartsman. Doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley) e mestre pela USP, ele é sócio-diretor da Schwartsman & Associados Consultoria. Foi economista-chefe do Banco Santander, do Banco Real ABN AMRO e do Unibanco, e diretor para assuntos internacionais do Banco Central no primeiro governo Lula. No ano passado, lançou o livro ‘Economia no cotidiano’, em que aborda temas como inflação, emprego, contas públicas, relação do país com o exterior e mercado financeiro.

“Minha ótica é olhar a economia como um todo… e não é por acaso que eu começo com a inflação (tema que mais afeta a população no dia a dia)”, explicou Alexandre logo de cara, e decretou: “Os princípios da economia não são terrivelmente difíceis”.

Ainda sobre a inflação, que disparou nos últimos meses, ele alerta: “A gente nunca deve pensar que a inflação está morta e enterrada. Se a gente se distrair por muito tempo, ela pode, sim, passar de 10% no ano”. E aproveitou para dizer o que pensa do atual governo do Brasil: “O trabalho do atual presidente é um trabalho ruim, seja na saúde pública, no meio-ambiente, na educação… não é um bom governo”.

Confira a entrevista completa:

Sair da versão mobile